Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronavírus: os números e desafios de Criciúma (VÍDEO)

Mais de metade dos pacientes em tratamento na cidade estão na faixa dos 50 aos 79 anos. Três seguem na UTI
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/04/2020 - 11:45 Atualizado em 03/04/2020 - 11:49
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma continua sua luta contra a Covid-19. Do primeiro caso registrado, em 19 de março, até os quatro registros desta quinta-feira, 2, a cidade totaliza 21 registros positivos. Em contraponto, como um alento às autoridades, oito já não são mais pacientes, conseguiram recuperação. Mas houve um óbito, o do empresário Evaldo Stopassoli, 73 anos, na última quarta-feira, 1, o que acentuou a preocupação.

Uma segunda morte ocorreu em Criciúma. Foi na tarde desta quinta, uma idosa de 71 anos faleceu no Hospital São José com suspeita de Covid-19. O caso, porém, depende de confirmação via Laboratório Central (Lacen-SC). Ela era residente em Balneário Gaivota.

Por idades

A vítima até aqui confirmada do coronavírus em Criciúma, com 73 anos, encontrava-se na faixa de maior risco, em termos de idade, e também de maior incidência de registros positivos. Dos 21 casos atualmente acompanhados pela Vigilância Epidemiológica local, 62% estão entre os 50 e 79 anos: são 33% dos 60 aos 69 anos, 19% dos 50 aos 59 e 10% dos 70 aos 79 anos. Confira, no gráfico abaixo, a distribuição por faixas etárias:

Do total de 21 pacientes, 57% são mulheres e 43% homens.

Ontem, o segundo dia de maior incidência

Na progressão de casos por dia, Criciúma teve um salto do início da crise, com um caso no dia 19 de março, chegando a seis confirmados no segundo dia, 20. Entre os dias 21 e 25, a variação foi pequena, de sete para nove casos. Chegou a dez registros no dia 26, mantendo uma estabilidade até o dia 29, quando havia 11 casos. O salto começou na segunda-feira, 30, com acréscimos de dois casos por dia, em três dias seguidos, até que o maior acréscimo fosse registrado nesta quinta, somando quatro à conta e chegando a 21, conforme mostra o gráfico abaixo:

Das amostras já coletadas em Criciúma, 95 descartaram contaminação por coronavírus. Dos pacientes em tratamento contra a doença na cidade, três encontram-se internados em UTI, dois são casos suspeitos e um é confirmado. Dos 13 em internação clínica, quatro são confirmados para Covid-19 e nove estão entre suspeitos. Criciúma recebe também pacientes de municípios vizinhos, dos quais registra sete casos confirmados e 26 descartados. Desses, cinco confirmados estão em internação clínica, cinco suspeitos também e um suspeito recebe atendimento em UTI.

Ainda há mais de 100 suspeitos na fila

Criciúma já colheu 232 amostras. Como diagnosticou 21 positivos, curou oito, descartou 95 e houve um óbito, há ainda 107 pacientes criciumenses suspeitos, embora esse número não venha sendo destacado pelas autoridades, por conta da subnotificação. Esse fenômeno - de haver menos registros oficiais do que casos efetivos - foi reconhecido nesta quinta, em entrevista, pelo governador Carlos Moisés. Ele chegou a afirmar que mais de mil catarinenses esperam resultados de exames na fila do Lacen.

Os desafios

Enquanto isso, a quarentena continua em Santa Catarina. Com alguns afrouxamentos pontuais, como na construção civil, que voltou ao trabalho nesta quinta-feira, além dos segmentos essenciais que não paralisaram atividades, como os do ramo da alimentação. Mas há o comércio, na pressão para voltar às atividades por conta da movimentação econômica. O prefeito Clésio Salvaro admitiu nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio Som Maior, que vai pressionar o estado para autorizar a reabertura das atividades comerciais.

Nos municípios vizinhos a Criciúma há sete casos confirmados de coronavírus: quatro em Siderópolis, um em Içara, Morro da Fumaça e Urussanga.

Confira, no vídeo, as últimas informações sobre a pandemia de coronavírus em Criciúma e região:

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito