Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronavírus: casos confirmados crescem 26% no estado

De segunda-feira para terça-feira, Santa Catarina saltou de 86 para 109 pessoas registros de Covid-19
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 24/03/2020 - 19:05 Atualizado em 24/03/2020 - 19:13
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em entrevista coletiva no início da noite desta terça-feira, 24, o governador Carlos Moisés da Silva atualizou os números de casos de coronavírus no estado. São 109, um crescimento de 23,7% em 24 horas. Suspeitos chegam a 336. “Minha esperança é começar a colher o resultado desse esforço e programar normas que facilitem a nossa convivência com o vírus e recomeçar a atividade produtiva”, diz.

Sobre retornar atividades, Moisés falou que as obras de infraestrutura do Governo Estadual devem iniciar nesta quarta-feira, 25. “Vamos tocar a vida em frente com os devidos cuidados”, citou.

O governador lembrou também dos encaminhamentos da videoconferência com o presidente da República, Jair Bolsonaro e com os ministros Paulo Guedes e Luiz Henrique Mandetta. “Destaco os R$ 8 bilhões para investimento na saúde que, no cálculo de R$ 9 por habitante, é um valor relevante para os estados. O ministro Paulo Guedes disse que vai eliminar critérios e todos os estados vão poder acessar financiamentos porque precisamos seguir as obras e ter o equilíbrio fiscal. Tendo os financiamentos, não precisaremos tanto dos recursos próprios, podendo investir mais na saúde dos catarinenses”, relatou.

Outro fato ressaltado pelo governador foi a garantia de que não vai faltar dinheiro para a saúde dos estados. “O presidente disse que vai tentar fazer um pacto de confiança com o Congresso para que essas ações possam ser aprovadas para que sejam encaminhadas”, disse.

Leitos

O estado possui hoje 801 leitos cadastrados e preparados, tendo a possibilidade de ganhar outros 713 nos próximos 30 dias. “A partir daí vamos monitorando as necessidades de forma rápida e objetiva, podendo utilizar outros espaços que são ofertados para receber as pessoas”, enfatizou.

“Esta semana é fundamental para estudarmos o isolamento social”

Moisés ressaltou que a semana será fundamental para avaliar os frutos do esforço das pessoas em permanecer em isolamento social. “Vamos continuar fazendo os movimentos de segurança para o estado voltar a funcionar a plena carga. Temos uma crise na saúde, mas não podemos criar uma crise econômica que venha a trazer efeitos mais danosos”, comentou.

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais da saúde, Carlos Moisés disse que questionou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta de insumos ao estado. “Ele garantiu que amanhã chega em Santa Catarina”, revelou.

O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, falou que o Governo Estadual trabalha para manter os estoques e fornecer aos profissionais da saúde todos os insumos necessários. “É claro que tem o aumento do consumo pelo momento me que estamos vivendo, mas chegarão alguns insumos do Ministério da Saúde e estamos em contato com a indústria para ter o estoque adequado”, citou.

Além disso, durante a entrevista coletiva, eles comentaram que algumas empresas catarinenses de vários seguimentos estão parando o parque fabril para fabricar álcool gel, máscaras, entre outros. “Observamos movimentos como do Avaí, do Figueirense, que ofereceram os seus estádios para montar hospitais de campanha. Estamos buscando parcerias com todos os setores para voltar a produção na medida que os cidadãos estiverem cientes do isolamento social que precisa ter”, concluiu o governador.

 

Confira a lista das cidades:
Balneário Camboriú – 9
Braço do Norte - 9
Blumenau - 7
Chapecó - 3
Criciúma – 9 
Florianópolis - 20
Gaspar - 1
Gravatal - 2
Içara – 1
Imbituba - 4
Itajaí - 10
Jaguaruna - 2
Jaraguá do Sul - 2
Joinville – 4
Laguna - 1
Lages - 1
Navegantes - 3
Pomerode - 1
Porto Belo - 2
Rancho Queimado - 2
São José – 6
Tijucas - 1
Tubarão – 9
Total – 109 casos

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito