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Construção do Centro de Atendimento ao Autista é iniciada em Criciúma

Projeto prevê atendimento multiprofissional, apoio às famílias e formação continuada para educadores da rede municipal

Por Redação Criciúma, 12/06/2025 - 19:24 Atualizado há 7 horas
Foto: Divulgação
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Aprimorar o desenvolvimento educacional de estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) será o objetivo do Centro Educacional Especializado Multidisciplinar de Atendimento ao Autista de Criciúma. A Administração Municipal iniciou nesta semana os trabalhos de limpeza do terreno do antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho, onde a estrutura será implementada. O projeto é uma iniciativa do Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e deve começar a ser desenvolvido ainda em 2025.

“Iniciamos uma das obras mais emblemáticas da nossa gestão. O que antes era um sonho, agora está se tornando realidade. O processo licitatório para a execução do projeto do Centro de Atendimento ao Autista iniciará em breve. Nos próximos meses, teremos esse projeto pronto para apresentar para a sociedade. Aqui, poderemos chamar de ‘Cidade do Autista’, com atendimento multiprofissional para crianças do espectro e outros transtornos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Inicialmente, o Centro Educacional Especializado Multidisciplinar de Atendimento ao Autista de Criciúma atenderá crianças até 12 anos com diagnóstico de TEA, matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. O atendimento multiprofissional será realizado no contraturno escolar dos estudantes, com ações integradas de apoio pedagógico, psicológico e fonoaudiólogo, além de atividades voltadas à psicomotricidade e ao desenvolvimento de habilidades multidisciplinares. Atualmente, a rede municipal possui 724 crianças autistas, distribuídas nas 62 instituições de ensino.

Além do atendimento direto às crianças, a iniciativa também contemplará o acolhimento e orientação das famílias, promovendo ações de capacitação e apoio emocional, como também um espaço para formação dos profissionais de educação municipal. Para a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, a criação do espaço representa um avanço no cuidado e inclusão de estudantes autistas na rede pública.

“Este é um passo importante para transformar a forma como acolhemos e acompanhamos o desenvolvimento das nossas crianças com TEA. O Centro será um espaço pensado com muito cuidado e sensibilidade, não apenas para os estudantes, mas também para suas famílias, que encontrarão aqui apoio, escuta e orientação. Estamos construindo uma rede de inclusão que valoriza cada estudante”, destacou a secretária.
 
O projeto será executado de acordo com as demandas do município, inspirando-se no modelo de atendimento de duas instituições catarinenses: o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, em Balneário Camboriú, que utiliza a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no acompanhamento de crianças e suas famílias há um ano; e o Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de Itapema, que oferece suporte multiprofissional aos residentes do município. 

Além desses, também servem como referência o Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas (RS) e o Centro de Ensino Estruturado para o Tratamento do Espectro Autista de Curitiba (PR).

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