Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conselho perde sala na Mina do Mato

Grupo que prestava serviço voluntário em UBS foi impedido de entrar
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 11/02/2019 - 07:19
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há quatro anos o Conselho Local de Saúde da Mina do Mato, que engloba ainda os vizinhos Mina do Toco, Maria Zanette e Vila Doro, realizava suas reuniões ordinárias mensais em uma sala especialmente cedida e equipada pela comunidade no interior da Unidade Básica de Saúde (UBS). No último dia 6, porém, isso não foi possível.

“A nossa reunião com a comunidade sempre foi lá, mas, a partir de uma determinação da Secretaria de Saúde, não pode mais realizar reuniões de Conselho dentro da unidade”, registra o presidente do Conselho Local, e também do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Antunes.

Segundo ele, o problema começou em dezembro. “A secretária (de Saúde, Francielle Gava) veio até a UBS e avisou que não precisávamos mais fazer o trabalho voluntário que fazemos”, recorda. Antunes lembra que o grupo, de 12 conselheiros, atua voluntariamente na unidade repassando informações, fazendo campanhas e orientando a comunidade. “Aproveitamos o dia do agendamento das consultas, quando o movimento é maior, para isso. Era um trabalho efetivo e que dava resultados”.

O presidente, então, levou o fato à reunião ordinária de janeiro com a comunidade. “Por unanimidade, o Conselho Local entendeu que devíamos continuar, não interferimos na administração da UBS, fazemos o trabalho fora”. Nove dias depois, em 18 de janeiro, o grupo voltou à UBS para, novamente, prestar o trabalho voluntário. “Daí fizeram uma denúncia, a secretária veio com três viaturas da PM e seis policiais, lavraram uma ocorrência contra a minha pessoa por perturbação no trabalho”, conta. “Isso causou uma revolta. A secretária mandou trocar a fechadura da nossa sala sem aviso prévio. Ficamos chateados”.

Reforçada a proibição do uso da sala, o Conselho Local promoveu a sua última reunião, na quarta-feira passada, defronte à UBS, na rua. “Nosso papel está sendo desrespeitado. Somos um colegiado fiscalizador e consultivo, e cumprimos um ritual burocrático para isso. Consideramos até que a secretaria se apropriou indevidamente da sala, e de uma forma arbitrária”, analisa Antunes.

O assunto ainda não foi levado à avaliação do Conselho Municipal de Saúde. A reportagem tentou contatos com a secretária de Saúde ontem, sem sucesso.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito