Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conheça o escritor de Siderópolis que foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura 

Deonísio da Silva escreveu mais de 30 livros
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 20/10/2022 - 12:28 Atualizado em 20/10/2022 - 12:28
Foto: Reprodução/ Instagram
Foto: Reprodução/ Instagram

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O escritor, professor e titular da Academia das Ciências de Lisboa, Deonísio da Silva, foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura através da Academia Internacional de Escritores Brasileiros. Natural de Siderópolis, ele já escreveu mais de 30 livros e, entre suas principais obras, estão: “Avante, soldados: para trás”, “Teresa D’Ávila” e “Stefan Zweig deve morrer”. 

 O escritor conta que só descobriu que tinha sido classificado aos cinco últimos finalistas do prêmio, depois de um tempo, por ser um processo sigiloso. “Fiquei muito feliz de ser lembrado para a premiação”, comenta.  

Para ele ganhar, não depende só do talento e esforço, mas também de questões de inclusão. O professor disse que desde a adolescência sempre tentou combater questões de discriminação. “Hoje você pensa que racismo é só contra negro, mas é contra indiano, polaca, alemão, italiano e tantas outras nacionalidades”, informa. 

Sobre o Prêmio Nobel de Literatura 

O Prêmio Nobel de Literatura é um prêmio literário sueco que é concedido anualmente, desde 1901, a um autor de qualquer país que produziu no campo da literatura o trabalho mais notável em uma direção ideal. 

A Academia Sueca é responsável por escolher o ganhador do prêmio e anunciar os nomes dos laureados, no início de outubro. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito