Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019

Prova foi realizada neste domingo simultaneamente em todo o Brasil
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 24/11/2019 - 19:28
Fotos: Divulgação / Aicom Unesc
Fotos: Divulgação / Aicom Unesc

Aproximadamente 900 concluintes de cursos da Unesc realizaram na tarde deste domingo, 24, a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

A prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, com uma ampla estrutura montada para receber e orientar os estudantes dos cursos. O espaço foi montado em frente aos blocos R1 e R2 da universidade onde foram realizadas as provas, que iniciaram pontualmente às 13h30. 

Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. O acadêmico de Engenharia Química, Rafael Pereira, aluno da décima fase, conta que a prova reforça não apenas o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também premia a sua formação, uma forma de comprovar os conhecimentos adquiridos no curso.

A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que a o Enade por si só não é o único, mas compõe um conjunto de indicadores que mostram os caminhos por onde a universidade deve seguir. “De posse sempre dos resultados nós conseguimos estabelecer um planejamento dos nossos cursos e da nossa universidade”. 

O Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, informa que 98% dos acadêmicos habilitados para a prova compareceram, o que representa um excelente índice. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, destaca Feldhaus. 

A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, destaca que o exame é um dos critérios de avaliação externa, entre vários outros itens de avaliação, que reflete todo o processo de formação ao longo da trajetória acadêmica. “É importante ver toda a universidade envolvida para termos um bom desempenho. A expectativa é muito positiva”, observa.

Como estímulo à participação e preparação à prova, a Unesc lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” onde quem tiver aproveitamento superior a 60% na prova vai participar do sorteio de bolsas de estudo de pós-graduação.