Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Como lidar com um adolescente? Especialista frisa importância de saber ouvir (ÁUDIO)

Nessa fase, pais sentem dificuldades em compreender e conviver com os filhos
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 03/05/2023 - 17:02
Foto: Reprodução/ Feliks Szewczyk
Foto: Reprodução/ Feliks Szewczyk

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Muitas famílias passam por dificuldades de convívio quando os filhos estão na fase da adolescência. As pressões sofridas nesse período, muitas vezes, não são compreendidas pelos pais, que acabam gerando cenas desconfortáveis a ambos os lados.

“Normalmente, o responsável se acha no direito de falar. O grande segredo, se há um diálogo, é ouvir o adolescente”, salienta a psicóloga e pedagoga, Grayce Guglielmi Balod. “Se o adolescente já está amadurecido o suficiente para ouvir – porque o diálogo é onde ambas as partes sabem ouvir –, ele vai aproveitar uma orientação também”, completa.

[o texto continua após o áudio]

Ouça a entrevista completa com Grayce Guglielmi Balod no programa Do Avesso:

Os pais não compreendem o pensamento dos filhos. Já os adolescentes, não se sentem confortáveis em se abrir com os adultos. Também é comum passar por situações consideradas constrangedoras aos jovens. Eles não querem mais sair ou participar dos mesmos círculos sociais dos responsáveis.

“Nós, adultos, às vezes, nos sentimos cansados, frustrados, e achamos que eles não, porque estão na flor da idade, tem a vida pela frente, tem casa, roupa lavada, comida…”, conta a psicóloga. “Mas eles estão cheios de frustrações, decepções e, muitas vezes, cansados da vida também. A gente tem que saber ouvir isso”, conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito