Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Como a Ambev está lidando com a crise causada pelo Covid-19

Mesmo com os impactos sofridos, empresa estuda comportamentos que devem perdurar para além da pandemia
Por Paulo Monteiro São Paulo - SP, 18/05/2020 - 15:01 Atualizado em 18/05/2020 - 15:03
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pandemia causada pelo novo coronavírus vem fazendo alguns estragos na economia mundial. As empresas estão tendo que aprender a lidar com esses impactos negativos e buscar soluções que minimizem ou tragam novas perspectivas para seus respectivos segmentos. A Ambev, multinacional dedicada à produção de bebidas. teve de traçar algumas estratégias para sobreviver a este período - e tem tido um bom resultado no âmbito nacional.

“O impacto é grande. Imagina que temos todos os bares, restaurantes e shows fechados, sem acontecer. Sem entrar no detalhe de números, pode-se ter uma noção do impacto que isso tem na cadeia como um todo”, disse o vice-presidente de Marketing da empresa, Ricardo Dias, em entrevista ao programa Conta Mais.

Na questão de impactos negativos para a Ambev, Ricardo afirma que não se vê muitas diferenças entre o Brasil e os países do exterior. O que se está sendo estudado pela multinacional é o monitoramento de comportamento dos consumidores, já que este vem mudando e pode perdurar para além da pandemia. “Na China, as pessoas gostaram de cozinhar e receber amigos em casa durante a pandemia. Isso é algo que vai acontecer no Brasil, acredito que o comportamento das pessoas irá mudar e novas oportunidades surgirão”, disse.

Quando a pandemia estourou no Brasil, a Ambev também se mostrou no combate ao vírus - de forma interna e externa. Ricardo afirma que a primeira preocupação da empresa era em relação à saúde dos trabalhadores, e por isso começaram a produzir álcool em gel para distribuição nacional. “Não sabíamos fazer e aprendemos a fazer, e distribuímos mais de 1,5 milhão de unidades para o Brasil todo”, declarou Ricardo.

Lives

Um dos fenômenos que estourou no mundo inteiro, mas sobretudo no Brasil, durante este período de quarentena por conta do coronavírus foram as lives. Apesar de ser um fenômeno mais recente, as lives já faziam parte da estratégia da Ambev há mais de um ano. 

“Há um ano atrás tomamos a decisão de não fazer publicidade que interrompe, mas sim que entretém. Mudamos a nossa visão de conteúdo, adotamos uma mentaldiade muito mais em linha com a experiência que o consumidor quer ter e começamos a fazer coisas diferentes para estarmos preparados”, destacou.

No Brasil, as cervejas e bebidas da Ambev marcaram presença nas lives mais populares do Youtube mundial. De Gustavo Lima à Bruno e Marrone: onde tinha uma live sertanejo, ou até mesmo de outro gênero musical, lá estavam as bebidas da Ambev. “Das 10 maiores lives do Youtube, sete são do Brasil”, ressaltou Ricardo.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito