Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comitê Urussanga participa do XXV Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas do Brasil 

Evento trouxe como tema principal “Águas do Brasil: governança; adaptação e desenvolvimento”
Por Redação Urussanga, SC, 01/09/2023 - 16:31
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga participou do XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que ocorreu em Natal/RN e abordou, como tema central: “Águas do Brasil: governança; adaptação e desenvolvimento”. O evento reuniu comitês de todo o Brasil, com o objetivo de propiciar novos aprendizados em uma semana intensa de palestras técnicas, capacitações, rodas de conversa e visitas técnicas. 

Segundo o membro do Comitê Urussanga que participou do ENCOB, Antonio Adilio da Silveira, todas as palestras foram de grande valia. “A participação no evento me possibilitou o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos, para que possamos aplicar o aprendizado em nosso Comitê. Principalmente, na busca de melhorias na gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente”, enfatiza.  

Além das palestras com representantes da sociedade civil, ministros e deputados, o membro teve a oportunidade de realizar, no último dia de evento, uma visita técnica em campo no Parque Estadual da Mata da Pipa (PEMP), em Tibau do Sul/RN. “Conhecemos uma importante zona de recarga do lençol freático, que abriga um enclave de Mata Atlântica protegido no Parque”, explica. 

Jornada de capacitação

No XXV ENCOB, os participantes puderam vivenciar jornadas de oficinas e rodas de conversa com outras bacias hidrográficas. Na primeira Jornada de Capacitação, com palestras e mesas redondas simultâneas, Silveira participou das palestras: Instrumentos e Gestão das Águas – experiências que inspiram; Interfaces entre a Política Nacional de Recursos Hídricos e outras políticas públicas; Água e saneamento; e Indicadores de Governança, Adaptação e Desenvolvimento.

Além disso, também houve um momento destinado a rodas de conversa com grandes nomes da área, como o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Filipe de Mello Sampaio Cunha e o presidente do Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA), Paulo Lopes Varella, entre outros. 

Por fim, o membro do Comitê Urussanga também participou da oficina “Olhando para o Futuro do Aquífero Guarani - Encontro do Brasil”, que discutiu a gestão do Sistema Aquífero Guarani (SAG) que, por sua vez, engloba quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Além da participação do Comitê Urussanga no ENCOB, outros representantes de Comitês de Bacia Hidrográfica de Santa Catarina também estiveram presentes, como o presidente do Comitê Rio do Peixe, Mauricio Perazzoli, e o vice-presidente, Andrei Goldbach; o presidente do Comitê Babitonga, José Mário Gomes Ribeiro, e o presidente do Comitê Chapecó/Irani, Clenoir Antonio Soares.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito