Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Começam hoje as saídas temporárias de 59 detentos na região

Benefício só vale para quem está em regime semiaberto e com bom comportamento
Por Maira Rabassa Criciúma, SC, 23/12/2021 - 16:31 Atualizado em 23/12/2021 - 16:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começaram a sair nesta quinta-feira, 23, 59 detentos dos presídios da região para passarem o Natal com as famílias. O benefício é destinado para aqueles que estão em regime semiaberto e que tenham bom comportamento, ou, que já cumpriram 1/6 da pena. Do Presídio Santa Augusta foram 34 homens beneficiados, com previsão de retorno no dia 29 de dezembro, próxima quarta-feira. Da Penitenciária Sul saíram dez pessoas e do Presídio Feminino mais 15 mulheres. 

Já para o Réveillon o Santa Augusta vai liberar temporariamente quatro homens e o Regional mais cinco com volta programada para o dia 05 de janeiro. “Tem direito ao benefício todo preso do regime semiaberto, que tenha cumprido 1/6 da pena e tenha bom comportamento, assim atestado pelo diretor, não importa o crime que tenha cometido”, explica a juíza Débora Zanini.

Ela comenta que 98% voltam e, caso isso não aconteça, punições estão previstas na lei. “Se não voltarem é expedido mandado de prisão e colocado em todos os sistemas do Brasil. Com a recaptura, regride para o regime fechado, perde o bom comportamento e os benefícios. Altera a database e acaba cumprindo uma pena maior. O prejuízo de não voltar é enorme, pois não consegue ficar foragido por muito tempo. Os sistemas são interligados e logo acaba preso”, alerta a magistrada. 

Hoje os três presídios da região contam com 2,3 mil presidiários. Destes, 400 têm direito a saídas temporárias. “Fiz um sistema de rodízio. Saíram 40 presos por mês, ao longo do ano”, conclui a juíza. 

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito