Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Começam hoje as saídas temporárias de 59 detentos na região

Benefício só vale para quem está em regime semiaberto e com bom comportamento
Por Maira Rabassa Criciúma, SC, 23/12/2021 - 16:31 Atualizado em 23/12/2021 - 16:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começaram a sair nesta quinta-feira, 23, 59 detentos dos presídios da região para passarem o Natal com as famílias. O benefício é destinado para aqueles que estão em regime semiaberto e que tenham bom comportamento, ou, que já cumpriram 1/6 da pena. Do Presídio Santa Augusta foram 34 homens beneficiados, com previsão de retorno no dia 29 de dezembro, próxima quarta-feira. Da Penitenciária Sul saíram dez pessoas e do Presídio Feminino mais 15 mulheres. 

Já para o Réveillon o Santa Augusta vai liberar temporariamente quatro homens e o Regional mais cinco com volta programada para o dia 05 de janeiro. “Tem direito ao benefício todo preso do regime semiaberto, que tenha cumprido 1/6 da pena e tenha bom comportamento, assim atestado pelo diretor, não importa o crime que tenha cometido”, explica a juíza Débora Zanini.

Ela comenta que 98% voltam e, caso isso não aconteça, punições estão previstas na lei. “Se não voltarem é expedido mandado de prisão e colocado em todos os sistemas do Brasil. Com a recaptura, regride para o regime fechado, perde o bom comportamento e os benefícios. Altera a database e acaba cumprindo uma pena maior. O prejuízo de não voltar é enorme, pois não consegue ficar foragido por muito tempo. Os sistemas são interligados e logo acaba preso”, alerta a magistrada. 

Hoje os três presídios da região contam com 2,3 mil presidiários. Destes, 400 têm direito a saídas temporárias. “Fiz um sistema de rodízio. Saíram 40 presos por mês, ao longo do ano”, conclui a juíza. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito