Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com VAR e pênaltis, Avaí é o campeão

Chapecoense saiu na frente, Azurra buscou o empate e levantou a taça em acirrada decisão
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 21/04/2019 - 18:15 Atualizado em 21/04/2019 - 20:17
Fotos: Frederico Tadeu / Avaí FC
Fotos: Frederico Tadeu / Avaí FC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Avaí é campeão catarinense pela décima sétima vez na história. Depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal contra a Chapecoense, levantou a taça nos pênaltis ao ganhar por 4 a 2. E o VAR deixou sua digital no último lance do Estadual 2019. Bruno Pacheco bateu o pênalti decisivo, ele tocou a trave e a linha. O torcedor invadiu, a festa começou mas o placar só foi confirmado pelo árbitro Bráulio da Silva Machado pouco mais de um minuto depois. Com a decisão do árbitro de vídeo, de não confirmar o gol da Chapecoense, o Avaí volta a ser campeão depois de sete anos. A última conquista havia sido em 2012.

No tempo normal, a Chapecoense saiu na frente, com gol de Régis aos 41 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa o Avaí buscou o empate com Alex Silva, aos 30. Nos pênaltis, João Paulo fez 1 a 0 para o Azurra. Chape empatou com Campanharo. Luan Pereira anotou 2 a 1, Rafael Pereira fez 2 a 2. Pedro Castro, Avaí 3 a 2. Aylon bateu mal e Vladimir defendeu. Jones Carioca anotou o quarto e Bruno Pacheco acertou a trave no pênalti decisivo.

A discussão

Encerrada a partida, foi grande a polêmica em torno do resultado do lance do pênalti batido pela Chapecoense. Muitos torcedores e membros da imprensa que assistiam pela TV entendem que a bola entrou, o que teria forçado mais uma cobrança pelo Avaí. Como o lance não foi registrado em gol, os avaianos tornaram-se campeões sem a necessidade de bater o último pênalti.

Invasão

Por conta do grande número de torcedores que invadiu o gramado da Ressacada após o jogo - calcula-se que até dois mil avaianos tenham entrado no campo -, a Chapecoense retirou-se do estádio sem receber a premiação de vice-campeã.

Os números

O Avaí tem 17 títulos, contra 18 do Figueirense. A Chapecoense segue com seis conquistas, contra dez do Criciúma e 12 do Joinville. A decisão contou comm 15.876 torcedores na Ressacada. O time campeão fechou a campanha com 20 jogos, 12 vitórias, cinco empates e três derrotas, 36 gols marcados e nove sofridos. A Chape foi vice com 20 jogos, dez vitórias, seis empates e quatro derrotas, 27 gols marcados e 20 sofridos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito