Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com programação definida, AgroPonte une startups, rodada de negócios e julgamentos de bovinos 

A 12ª edição da feira acontece de 16 a 20 de agosto, em Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 29/07/2023 - 13:10
Foto: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação
Foto: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 12ª edição da AgroPonte está marcada para acontecer de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. A feira tem o objetivo de reunir agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia em apenas um ambiente. Neste ano, serão 280 expositores em mais de 30 mil metros quadrados.
 
A programação da feira já está definida e, neste ano, os visitantes e expositores contarão com palestras, seminários, pitch de startups, rodada de negócios, Assembleia Geral do Sindicato das Indústrias de Arroz (SindArroz), julgamento da Raça Bovina Brahman, concentração de machos Raça Crioula, manejo de criação da Raça Crioula e V Mostra da Raça Crioula. (confira a programação completa abaixo).

"Teremos como novidade neste ano apresentações de startups do Agro. Eles farão um 'Pitch', que basicamente é a apresentação do próprio negócio para o público. Fizemos mais uma vez uma programação repleta de conteúdo para que os expositores e, claro, visitantes possam aproveitar e também aprender ainda mais sobre determinados assuntos importantes para os setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia", explica a diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e responsável pela organização da AgroPonte, Jaqueline Backes.

O  Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) será responsável por duas palestras na AgroPonte. "Serão temas ligados à nossa área de atuação e inovação. O primeiro diz respeito ao manejo sustentável do solo. O tema será abordado pela nossa coordenadora do curso de Agronomia, dra. Janaina Veronezi Alberton, que tem amplo conhecimento do assunto. O segundo assunto diz respeito à inteligência artificial, tema super atual e recorrente em todos os meios. Ele será tratado pelo professor mestre Nacim Miguel Júnior, que tem estudado profundamente este assunto e tem sido difusor dos estudos relacionados à área em Santa Catarina e no Brasil", explica o pró-reitor de Administração e Inovação do Unibave, Dimas Ailton Rocha.

Rocha garante que o Centro Universitário trabalha para o desenvolvimento regional e, por isso, estará na AgroPonte. "Nosso objetivo é a formação de profissionais dedicados ao setor agroindustrial e demais empresas ligadas ao entorno de sua sede, que é Orleans. São mais de 16 municípios atendidos. Somos uma instituição que leva muito a sério o fortalecimento desse setor agroveterinário, seja por meio de nossos cursos específicos, como Medicina Veterinária e de Agronomia ou pelos demais cursos superiores que alimentam o mercado de trabalho e contribuem com o empreendedorismo regional", ressalta. "Desde a primeira edição da AgroPonte somos parceiros de seus organizadores e expositores com nossos profissionais no apoio veterinário e outras atividades. Este ano vamos participar também no campo da inovação nesta área, como a nossa Incubadora Inventa", acrescenta.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) também estará presente na AgroPonte nas palestras e nos seminários. "Os temas das palestras demonstram os serviços de inovação que a Epagri disponibiliza de forma on-line para os agricultores, como os avisos fitossanitários com base no monitoramento das condições climáticas de cada região, como para as culturas da cebola, arroz, banana, entre outras, bem como o sistema de monitoramento e recomendações on-line para apicultores, com base no monitoramento remoto e on-line de colmeias distribuídas no estado com as condições climáticas, para que os meninos sejam realizados com maior assertividade", observa Maykol Ouriques, coordenador de Inovação Aberta da Epagri.

Ouriques ainda destaca que a Epagri também estará abordando temas de regularização de empreendimentos rurais que beneficiam produtos para ajustar a produção às normas sanitárias e até mesmo exportar produtos.

"A importância destes temas está focada na modernização da comunicação entre produtores e serviços de monitoramento, que trazem maior agilidade e qualidade na produção agrícola do Estado de Santa Catarina, bem como preparar os empreendedores rurais para as atualizações de legislação e no planejamento até de atuar na exportação de produtos da agroindústria familiar", afirma.

Acesso à feira

O acesso a feira AgroPonte é permitido a todos os públicos e poderá ocorrer com os convites distribuídos pelos expositores (acesso gratuito) ou por meio da compra de ingressos nas recepções da feira no valor de R$ 10. Todas as palestras e seminários são gratuitos.  Confira abaixo a programação completa.

16 de agosto – Quarta Feira

16h - Abertura dos Pavilhões para Visitação;
19h00 – Cerimonial de Abertura Oficial da AgroPonte 2023.

17 de agosto – Quinta Feira

14h – Abertura dos Pavilhões para visitação
14h20 – Seminário de Legalização de Agroindústrias: Nova Rotulagem Nutricional
Local: Sala de palestras no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: EPAGRI
14h30 – Canvas: Visão Estratégica do Negócio;
Local: Sala Mão na Massa no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: UNESC Connect;
16h – Conhecendo o Valor do seu Produto: Estrutura de Custos e Preços de Vendas
Local: Sala Mão na Massa no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: UNESC Connect
17h – Otimização da Conversão Alimentar na Pecuária de Corte
Local: Sala Mão na Massa no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: Dr. Roberto Vilhena Vieira - ABCZ Associação Brasileira de Criadores de Zebu
17h – Assembleia Geral SindArroz.
Local: Sala de palestras no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: SindArroz Sindicato da Indústria de Arroz de Santa Catarina.

18 de agosto – Sexta Feira

14h – Abertura dos Pavilhões para Visitação
14h – Rodada de Negócios com Compradores de Supermercados com Produtores da Agricultura Familiar
Local: Estandes das Cooperativas de Agricultura Familiar da AgroPonte 2023 Realização: EPAGRI
14h30 – Manejo Sustentável do Solo
Local: Sala de palestras no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Palestrante: Sra. Janaina Veronezi Alberton
Realização: UNIBAVE
14h30 – O Agro no Mercado Digital: Ampliando as Oportunidades de Vendas e Negócios
Local: Sala Mão na Massa no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: UNESC Connect
15h30 – Ressarcimento de Créditos Tributários de PIS/COFINS para Cooperativas, Regime Tributário e Reforma Tributária
Local: Sala de palestras no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Palestrante: Sr. Arnibo Braatz Junior
Realização: Cooperativa Nova Vida
16h – Pitch de Apresentação de Startups do Agro
Local: Sala Mão na Massa no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia
16h30 – Serviços de Avisos Fitossanitários Graus Dias Arroz, Sanitários, Agroconect – CIRAM
Local: Sala de palestras no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: EPAGRI
17h – Monitoramento e Avisos sobre a Incidência de Cigarrinhas em Santa Catarina
Local: Sala de palestras no espaço Agroinovação no segundo piso do Centro de Evento Realização: EPAGRI
17h – Julgamento da Raça Bovina Brahman
Local: Pista Arena de Julgamentos no Pavilhão de Exposições de Animais Julgador: Dr. Roberto Vilhena Vieira
Realização: ABCZ Associação Brasileira de Criadores de Zebu.
17h30 – Programa de Qualidade para Exportação – APEX Brasil
Local: Sala Mão na Massa no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: EPAGRI, PEIEX UNESC e AIMS
18h30 – Apis On Line
Local: Sala de palestras no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Realização: EPAGRI

19 de agosto – Sábado

10h – Abertura dos Pavilhões para Visitação.
14h – Drones na Pulverização Agrícola Catarinense – Tecnologia de Aplicação e Mercado
Local: Sala de palestras no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Eventos Palestrante: Sr. Mikael Santos
Realização: Campoar
15h – Concentração de Equinos Crioulos Machos
Local: Pista Arena de Julgamentos no Pavilhão de Exposições de Animais Realização: NCCC/SC – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense.
16h - Mudanças Causadas pelas Inteligências Artificiais: Adaptação e Oportunidades
Local: Sala de palestras no espaço AgroInovação no segundo piso do Centro de Evento Palestrante: Sr. Nacim Miguel Francisco Júnior
Realização: UNIBAVE

20 de agosto – Domingo


10h – Abertura dos Pavilhões para Visitação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito