Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Colégio Unesc passa a receber o programa Defesa Civil na Escola

Iniciativa visa ensinar sobre resiliência diante da ocorrência de eventos adversos
Por Redação Criciúma, SC, 31/08/2023 - 20:01
Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por meio do programa Defesa Civil na Escola, a partir desta quinta-feira (31), os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc passam a aprender sobre resiliência diante da ocorrência de eventos adversos. No primeiro encontro, que ocorreu pela manhã, os estudantes dos sextos anos conheceram a história, a importância e o trabalho desempenhado pela Defesa Civil, além de receber uma cartilha com diversas informações.

O próximo passo é a realização de um encontro com os professores para mostrar o que é a curricularização da Defesa Civil. A partir disso, será promovida a interação com diversas disciplinas até o fim do ano. Após a conclusão desta fase, os alunos participam da formatura.

"Com uma metodologia participativa, a Defesa Civil, contempla abordagens que visam capacitar os nossos alunos referente à possíveis situações de risco e gestão de desastres. A iniciativa vem agregar ainda mais conhecimento da vida escolar de nossos estudantes", ressalta a diretora Marcela Gava

O Programa Defesa Civil na Escola leva os ensinamentos aos alunos por meio da teoria e da prática; do ensino e da aprendizagem; além da participação; ludicidade; criatividade e inovação.

Continuidade

O primeiro contato dos alunos com o programa foi conduzido pelo coordenador regional do órgão, Rosinei da Silveira. "Estamos felizes em estar no Colégio Unesc, pois é uma unidade educacional muito importante, de visibilidade, não só em Criciúma, mas no Sul de Santa Catarina, o que faz o nosso alcance nas comunidades ser maior. A parceria mostra para a região como esta mobilização é importante para a conscientização de uma nova ética planetária", enfatiza.

Após a formatura, um Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil será criado para dar continuidade às aulas práticas de orientação sobre proteção. 

Por iniciativa do próprio colégio, o projeto começa pelos sextos anos, mas terá continuidade com expansão em 2024. "Concluindo esta fase inicial, ampliaremos para as outras classes. Por exemplo, esta turma que está no sexto ano, em 2024 estará no sétimo e dará continuará por meio do Núcleo Escolar. Quando eles estiverem no nono ano, nós já tebremos três turmas formadas", cita Silveira.

Para a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Unesc, Renata Jeremias da Silva, a parceria irá agregar o currículo dos alunos, que não esconderam a empolgação frente à iniciativa.

"O projeto contribui com a formação de sujeitos que saibam agir de maneira resiliente frente a eventos adversos. Eles mostraram grande interesse durante a aula inaugural e ao receber o material. São alunos que vivem uma fase de transição, pois estão saindo do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II", relata.

O programa Defesa Civil na Escola

Há dez anos, o programa Defesa Civil na Escola promove ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes e na população frente a ocorrência de eventos adversos.

Ele é um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos; na prevenção; na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres; cidadania; meio ambiente e segurança global.

"Promover a curricularização dos conteúdos de Defesa Civil nas escolas permite ampliar a percepção de que as mudanças climáticas precisam ser freadas e que é necessário buscar um planeta mais organizado e equilibrado para continuar o desenvolvimento econômico sem destruição", enfatiza Silveira.

A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), Lei 12.698 de 2012, tem em seus principais preceitos a autoproteção e o programa Defesa Civil na Escola é uma forma de assegurar o cumprimento da legislação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito