Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Colégio Unesc auxilia estudantes nas etapas de transição

Alunos do quinto e nono ano, que passarão por mudanças de segmento em 2021, recebem atenção especial dos professores
Por Redação Criciúma, SC, 21/10/2020 - 15:03 Atualizado em 21/10/2020 - 16:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A inovação no Colégio Unesc vai além das ferramentas tecnológicas, e se consolida no planejamento didático-pedagógico a cada ano que passa. Em 2020 um ano marcado pela superação, houve espaço para continuidade de ações em momentos pontuais na formação do estudante. Durante o Ensino Fundamental, mudanças para além da rotina escolar acontecem na vida do aluno, e uma iniciativa tem buscado auxiliar neste momento tão pontual.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, explica que ações diferenciadas para os estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais são inseridas no plano estratégico. Este momento é marcado pelo fim do quinto ano e o ingresso no sexto, bem como o fim do nono ano e o ingresso no Ensino Médio, uma etapa em que pode trazer uma sensação de ruptura por parte do aluno, e o objetivo da proposta é deixar os alunos mais seguros, trazendo o sentimento de continuidade.

Sandra Tramontin, professora do quinto ano, explica que nos anos iniciais o dia a dia em sala de aula é acompanhado por mais de um professor em disciplinas específicas, como Artes, Língua Inglesa e Educação Física. Na maior parte das vezes, um único docente titular é quem participa da rotina na escola. É no sexto ano que mudanças acontecem, como um professor para cada componente curricular, troca de turno e novas dinâmicas no ensino. 

Além do impacto na escola, Giselle também chama atenção para mudanças na vida dos pequenos alunos. “Consideramos uma transição complexa, em uma fase de mudanças físicas e de entendimento do mundo. Geralmente no quinto ano, é quando há o início da adolescência. Diante disso, o Colégio Unesc proporciona a experiência de transição tranquila, potencializando também cada aprendizado”, enfatizou Giselle.

A dinâmica da proposta ultrapassou o âmbito escolar com ações envolvendo os estudantes e as famílias. Rodas de conversas, diálogos sobre os novos processos, palestras sobre temas pontuais e a inserção dos professores do sexto ano e ensino médio, em aulas especiais, marcaram o ano. “Essas aulas são planejadas em conjunto com a regente da turma, adaptando os conteúdos de forma significativa para o quinto ano. As propostas foram de excelente qualidade, e a turma tem se mostrado muito animada e tranquila”, comemorou Sandra.

Assim, mais do que conhecer os professores do ano seguinte, cada estudante tem a oportunidade de expandir seu entendimento sobre o que vai descobrir  no futuro, com menos ansiedade e mais segurança. “As expectativas são imensas, um novo ciclo se inicia abrindo caminhos para novas possibilidades. Embalados nesse clima de inovação e expectativas, professores do Ensino Médio, a partir da próxima semana, estarão atuando nas turmas dos nonos anos com propostas de integração dos componentes curriculares unindo as áreas do conhecimento”, ressalta a coordenadora pedagógico do Ensino Fundamental, Wânia Inácio Ramos.

Matrículas abertas para 2021

As matrículas do Colégio Unesc para 2021 já estão abertas. A Escola possui turmas do primeiro ao nono Ano do Ensino Fundamental e da primeira a terceira série do Ensino Médio.

A instituição, que fica junto da Unesc, partilha de toda a estrutura da universidade, como laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal e o Museu de Zoologia. 

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito