Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cocal do Sul: convênio garante andamento da fila para cirurgias ortopédicas

Em torno de R$ 500 mil reais serão destinados à parceria com o Hospital São Donato de Içara
Por Stefanie Machado Cocal do Sul, SC, 13/05/2022 - 12:16 Atualizado em 13/05/2022 - 13:46
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Sem mais longas esperas por cirurgias ortopédicas em Cocal do Sul. A Administração Municipal fechou uma parceria com o Hospital São Donato de Içara para realização dos procedimentos em 42 pessoas que aguardam na fila. O convênio é de aproximadamente R$ 500 mil que serão repassados ao hospital. 

“Sem sombra de dúvidas, essa ação vai trazer dignidade para essas pessoas. Reestabelecê-las ao convívio social. São pessoas novas, em sua grande maioria na faixa etária dos 50 anos, que estão em casa, que não conseguem mais trabalhar, ter uma vida social, por conta da necessidade de cirurgias ortopédicas”, salientou o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, durante o programa Conexão Sul desta sexta-feira (13).

Ainda segundo ele, em várias dessas situações, o Município tem recursos, mas não consegue realizar os procedimentos por serem de alta complexidade e ter a necessidade de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Agora, as mais de 40 pessoas que aguardam por cirurgias ortopédicas, terão a qualidade de vida recuperada. 

Para o diretor administrativo do Hospital São Donato de Içara, Júlio de Luca, o convênio será um divisor de águas. “As filas, principalmente, da alta complexidade, na ortopedia, urologia, atrasam demais. Só para se ter uma ideia têm pacientes que estão há três, quatro anos esperando por uma cirurgia por causa do baixo valor pago pelo sistema”, afirmou. 

Essa é a primeira parceria do hospital com Cocal do Sul. Entretanto, no início deste ano, um convênio semelhante foi firmado com Içara, dessa vez, para cirurgias ginecológicas. “Haviam aproximadamente 30 mulheres esperando na fila por conta da pandemia. Então, o Município comprou essas cirurgias e o hospital fez todas em 30 dias”, contou De Luca. Por pensando nesses benefícios, a ideia é fechar novas parcerias com outras cidades da região, como Forquilhinha, nesse caso, para de procedimentos de otorrinolaringologia e de urologia. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito