Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Clubes querem voltar aos treinos no mesmo dia

Dirigentes e FCF deverão debater o assunto, porém ha um empecilho: prefeitos não estão liberando em Florianópolis e Concórdia
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 13/05/2020 - 15:25
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os dez clubes da primeira divisão do Campeonato Catarinense debaterão uma data para retornar todos juntos aos treinamentos visando a conclusão da competição, depois da suspensão por conta da pandemia de Covid-19 a partir de meados de março. O Estadual foi interrompido ao fim da primeira fase e, classificado, o Tigre tem o Marcílio Dias pela frente nos confrontos das quartas de final.

O superintendente de futebol do Criciúma, Serginho Lopes, diz que a decisão deve ser tomada pelos times e pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e que o decreto do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), publicado na segunda-feira, 11, não fala em volta do campeonato. “Não estipula uma data para o primeiro jogo e também temos o Campeonato Brasileiro. E se voltar o Catarinense e não iniciar o Brasileiro como ficam os clubes? Se fala em retornar o futebol, gostaríamos que voltasse, mas tem que ser com segurança. É fácil falar em voltar, garantir os salários, mas e o clube? E a saúde econômica do clube? A volta dos treinos depende de uma reunião entre os clubes e a federação”, fala.

Campeonato Catarinese - Segunda Fase

 

Quartas de Final

Avaí x Chapecoense

Brusque x Joinville

Figueirense x Juventus

Marcílio Dias x Criciúma

 

Descenso

Concórdia x Tubarão

Lopes destaca que o decreto do Governo do Estado diz que toda a responsabilidade em caso de problemas com atletas será dos clubes e que é preciso trabalhar para se adequar ao protocolo. “Precisamos fazer um trabalho de higienização no CT, no estádio, temos os profissionais que irão atuar também. Será que o departamento médico do clube vai ser suficiente? Todos os dirigentes estão com um ponto de interrogação na cabeça. Outro ponto, é que será que todos os clubes vão conseguir cumprir todas as exigências?”, questiona.

Série C

Lopes lembra que Criciúma concluiu as suspensões de contrato e que faz o planejamento também para o Campeonato Brasileiro da Série C com cautela. No momento, afirma o superintendente, não há negociação para a contratação de jogadores. “Estamos com três atletas encaminhados. Estávamos conversando com outros, mas paramos porque não temos como saber até quando esta situação vai. Temos que ser responsáveis. Trabalhei quatro anos na base e agora no profissional enfrentamos este momento, por isso precisamos agir com cautela e tranquilidade. Hoje torcedores e patrocinadores entendem o momento e seguem pagando”, fala.

Florianópolis e Concórdia proíbem retorno das atividades

A intenção de os dez clubes retomarem os treinamentos no mesmo dia ficou mais difícil após os prefeitos de Florianópolis, Gean Loureiro e de Concórdia, Rogério Luciano, através de decreto, proibiram a volta das atividades esportivas tanto profissional quanto amadora. A Capital tem Avaí e Figueirense na disputa do Estadual, ambos classificados para a próxima fase. Já o time de Concórdia tem dois confrontos contra o Tubarão, para definir o rebaixado da edição de 2020.

O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, irá dialogar com o presidente do Concórdia para realizar os treinos em um município vizinho para os atletas retomarem o ritmo de jogo. A intenção após a retomada dos treinamentos, é que os jogos comecem a ser realizados com portões fechados a partir de 4 de junho. "O Concórdia tem apenas um jogo para realizar em casa. Então vou propor para realizar este jogo em Chapecó", adiantou o presidente. A alternativa aconteceria caso apenas o Concórdia enfrente problemas para retomar as atividades. "Acredito que os prefeitos irã liberar para o pessoal treinar e se tudo ocorrer bem, recomeçamos o campeonato e terminamos", afirmou Angelotti.

Através de nota oficial, o Concórdia Atlético Clube se manifestou em apoio a decisão da Prefeitura Municipal em não autorizar o retorno das atividades esportivas. "Gostaria que o futebol retornasse, desta forma conseguiríamos planejar o restante deste ano e também do próximo, mas não podemos ir contra os números e demais informações técnicas apresentados à população pela administração municipal. Estamos conscientes que o número de casos tem aumentado significativamente em nossa região e pelo bem de todos apoiamos a decisão do prefeito", afirmou o presidente do Concórdia Jonas Guzzato.

Mesma decisão na Capital

Em parecer emitido na tarde desta quarta-feira, 13, a equipe técnica de saúde da Prefeitura de Florianópolis se manifestou contra a retomada de treinos de futebol na cidade. Os médicos avaliaram a portaria do Governo do Estado e consideraram uma série de inconsistências em relação às normas sanitárias vigentes para o combate à Covid-19 e ao momento atual epidemiológico a qual a cidade vive.

Também na tarde dessa terça-feira, o Município se manifestou a favor da liberação das academias nos estádios, bem como em condomínios. Para serem liberados, os locais devem apresentar um responsável técnico e seguir todas as normas vigentes para academias normais, que já haviam sido liberadas. Um decreto deve ser publicado ainda hoje.

Confira também:

Estado cria grupo para avaliar retorno do futebol

Moisés está disposto a receber a proposta de retorno do futebol, diz Minotto

Catarinense só a partir de junho e com portões fechados

Clubes pedem a volta do Catarinense em 1 de junho

Futebol catarinense retoma treinos após liberação do Governo Estadual

Prefeito, FCF e clubes reunidos em Floripa

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito