Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Clubes preparam estádios para o Catarinense 2020

Marcílio Dias, Concórdia, Juventus e Brusque investem em melhorias para jogar o Estadual
Por Redação Balneário Camboriú, SC, 31/10/2019 - 22:15
Estádio João Marcatto em obras em Jaraguá do Sul / Divulgação
Estádio João Marcatto em obras em Jaraguá do Sul / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Campeonato Catarinense Série A 2020 terá bola rolando no dia 22 de janeiro, mas quatro clubes já pensam na competição e avançam no processo de modernização dos seus estádios para a disputa: Marcílio Dias, Concórdia, Juventus e Brusque. Os itens principais que passam por reformas são o campo de jogo e os vestiários.

Alguns dos parâmetros do processo de modernização das praças de esportes e o incremento na infraestrutura dos estádios em Santa Catarina estão estabelecidos no Manual de Infraestrutura de Estádios da Federação Catarinense de Futebol, instituído em 2017, já no primeiro ano da gestão do presidente Rubens Renato Angelotti. Um dos principais objetivos do manual é atingir uma padronização na estrutura dos estádios catarinenses à altura das competições organizadas pela Entidade.

Os quatro clubes que atravessam o processo de adequação aos critérios estabelecidos no manual estão em estágios distintos de evolução. O Clube Náutico Marcílio Dias está mais adiantado, já realizou a troca do gramado, a reforma das casas-mata e ampliou os vestiários.

A superfície do gramado do estádio Dr. Hercílio Luz foi adequada aos parâmetros exigidos, com declividade para as laterais e utilizando um único tipo de grama, “bermuda”. Já as casas-mata foram ampliadas para atender ao número mínimo de assentos determinado e o sistema de iluminação também teve sua capacidade ampliada com a instalação de novos refletores na arquibancada social.

O presidente do Marcílio Dias, Lucas Brunet, falou sobre o processo de modernização do estádio, “Fizemos a adequação das casas-mata com a ampliação e instalação de poltronas de couro, reformamos e ampliamos o vestiário visitante, também ampliamos o vestiário do clube e fizemos ainda um terceiro vestiário. Até o mês de janeiro vamos terminar a sala para os exames antidopping e vamos colocar cadeiras em todo o setor social do estádio”.

O presidente rubro-anil também comentou sobre a importância do Manual de Infraestrutura, “o clube passa por um momento de modernização e o Manual de Infraestrutura foi importante para termos um ‘Norte’, um guia. Muitas vezes investimos em aspectos que não são prioridade, mas que acabam sendo fundamentais no dia a dia do clube e o manual serviu como um guia importante”.

Concórdia

Em Concórdia, no Oeste do Estado, a situação é um pouco diferente no estádio Domingos Machado de Lima. Vice-campeão do Catarinense Série B, competição que encerrou no mês de agosto, o Concórdia pretende iniciar as obras no mês de novembro. O presidente Jonas Guzzatto acredita que tudo estará pronto para o início da competição. “Desde a confirmação do acesso a Série A, intensificamos as conversas para atendermos as exigências do manual de infraestrutura da Federação. Nesta quinta-feira (31) será assinada a ordem de serviço e acreditamos que já no início da próxima semana iniciem os trabalhados de retirada do gramado, melhorias na drenagem, irrigação e por fim o novo gramado, o prazo que nos passaram é que em 60 dias o campo estará liberado para uso”.

Estádio Domingos Machado de Lima em Concórdia

Juventus

Em Jaraguá do Sul, o cenário do Grêmio Esportivo Juventus e do estádio João Marcatto é outro. O clube confirmou participação no Catarinense Série A 2020 no dia 17 de outubro, após o Almirante Barroso declinar da participação justamente por não possuir praça de esportes apta a receber jogos do Catarinense Série A 2020.

Desde então a diretoria vem buscando alternativas para conseguir executar a tempo as reformas no estádio, conforme afirma o presidente Cristiano da Rosa Humenhuk. “Primeiramente envolvemos o torcedor e o setor empresarial da cidade para buscarmos recursos e iniciamos as obras no último dia 23 de outubro com a retirada do antigo gramado. Já começamos a parte da nova drenagem e acreditamos que em 45 dias estaremos com todas as obras prontas”.

Brusque

O campeão brasileiro da Série D de 2019 também se movimenta para melhorar as condições do estádio Augusto Bauer, em Brusque, que atuará em duas, juntamente com o proprietário do estádio, o Clube Atlético Carlos Renaux. Os clubes já entraram em acordo para iniciar os trabalhos de adequação do gramado após o encerramento da participação nas competições que transcorrem atualmente, o Carlos Renaux no Catarinense Série C e o Brusque na Copa Santa Catarina.

Estádio Augusto Bauer, em Brusque


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito