Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cláudio Tencati: de trabalho longo no Londrina a turbulência no Brasil de Pelotas

Técnico comandou o Tubarão em 269 partidas e livrou o Xavante do rebaixamento na B em 2020
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 05/10/2021 - 18:35 Atualizado em 05/10/2021 - 18:35
Foto: Gustavo Oliveira / Londrina EC
Foto: Gustavo Oliveira / Londrina EC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cláudio Tencati ganhou projeção nacional não apenas por tirar o Londrina da Série B do Paranaense e levá-lo à Série B do Brasileirão, mas também por ser, por muitos anos, o técnico mais longevo do futebol brasileiro. Ele assumiu o Tubarão em 2011 e permaneceu até 2017. O novo técnico do Tigre estusiasma-se com trabalhos a longo prazo - foi essa a possibilidade que o levou ao Brasil de Pelotas na temporada passada, seu último trabalho.

Pelo Londrina, Tencati foi campeão da Série B do estadual, semifinalista da Série D nacional em 2014, vice-campeão da Série C em 2015 e bateu na trave em 2016 e 2017 na luta pelo acesso à Série A - terminou, respectivamente, em sexto e quinto colocado. A saída do Tubarão foi em comum acordo ao fim da temporada de 2017, depois de 269 jogos, 131 vitórias, 72 empates e 66 derrotas.

O desafio seguinte do técnico foi no Atlético Goianiense, em 2018. Ele assumiu o clube no começo da temporada, sendo eliminado na primeira fase do Campeonato Goiano. Na Série B, foi demitido na 31ª rodada, com o clube na sexta colocação, 45 pontos, após um jejum de cinco jogos consecutivos sem vitórias. Sem Tencati, o clube permaneceu em sexto lugar, apenas um ponto atrás do Goiás, quarto colocado. Pelo Dragão, foram 42 jogos, obtendo 16 vitórias, 13 empates e 13 derrotas.

Em 2019, Tencati não engatou bons trabalhos. Teve curta passagem pelo Vitória. Assumiu o Rubro-negro na reta final da Copa do Nordeste e com o time já eliminado no Campeonato Baiano. Foi demitido na quarta rodada da Série B, na 17ª colocação, com apenas três pontos conquistados. Em sete jogos, foram quatro empates, duas derrotas e apenas uma vitória.

Na sequência, retornou ao Londrina e também teve passagem abreviada. Em oito jogos na Série B, foram sete derrotas e apenas uma vitória; foi demitido na 26ª rodada. Assumiu o time na nona colocação e entregou na zona de rebaixamento. Ao fim da competição, o Tubarão foi rebaixado à Série C, na 17ª colocação. 

Pelo Xavante, Tencati teve um desempenho satisfatório em 2020; assumiu o time no lugar de Hemerson Maria na 19ª rodada e evitou o rebaixamento com sobras, terminando na 12ª colocação, com 49 pontos - 28 conquistados com o ténico. Em 2021, fez mau Campeonato Gaúcho, lutando contra o rebaixamento, e oscilou na Série B - somou 12 pontos em 14 rodadas, o suficiente para deixar o Xavante fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição; atualmente, o clube é o lanterna, com 16 pontos.

A saída do técnico do Xavante foi em meio a um processo de turbulência em Pelotas. O Brasil, sob nova diretoria, vive crises financeira e institucional graves. Tencati gosta de trabalhos longos. O treinador considerou a oportunidade de defender o Tigre nesta reta final de Série C, com possibilidade de acesso, uma boa oportunidade para dar sequência no trabalho. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito