Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cinco focos do aedes aegypti foram encontrados em Criciúma neste mês

Mosquito foi encontrado na Quarta Linha, São Simão, Próspera e Nossa Senhora da Salete
Por Redação Criciúma - SC, 31/01/2020 - 15:57 Atualizado em 31/01/2020 - 16:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cinco focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika virus e chikungunya, foram descobertos pelo Programa de Combate a Dengue da Vigilância Epidemiológica de Criciúma só no mês de janeiro. O bairro Quarta Linha foi o primeiro a ter dois focos encontrados em momentos diferentes, chamado de revisão de foco. Já no São Simão, um foco foi achado devido a armadilha que é monitorada semanalmente pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

Já no final do mês, foram encontrados um foco no bairro Próspera e um no Nossa Senhora da Salete. "Esses a gente pegou em pontos estratégicos, áreas consideradas de risco, devido a grande quantidade de recipientes que tem no local e que podem acumular água. Por exemplo cemitério, ferros velhos, borracharias e floriculturas", explicou a médica veterinária do CCZ, Mayara Vieira Tizatto.

Os agentes de combate às endemias vão realizar vistorias nas residências do município. Eles estarão identificados com crachá e colete e utilizarão carros oficiais ao realizar as vistorias. O horário de vista dos profissionais é das 8h às 11h e das 13h às 15h. A inspeção, no primeiro momento, será feita apenas de segunda a sexta-feira. "A gente gostaria de reforçar o pedido para população de atender os agentes de endemias para que eles fazerem a vistoria do ambiente, dar as orientações", ressaltou Mayara.

A veterinária recomenda que cada morador tire pelo menos 10 minutos do dia, uma vez por semana, para olhar o interior da casa e principalmente a área externa. "Todos aqueles recipientes côncavos, que possa acumular água devem ser armazenados de forma adequada, ou virar a boca para baixo, ou colocar embaixo de uma cobertura, que não chova pelas laterais ou fazer o descarte adequado", instrui.

Se qualquer pessoa tiver febre alta, dor atrás dos olhos, manchas no corpo, dor em articulações e no corpo, deve imediatamente procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. O paciente nunca deve se automedicar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito