Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cinco coisas inventadas por mulheres que você provavelmente não sabia

De limpador de para-brisas ao bote salva-vidas, conheça grandes criações de mulheres
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 22/04/2018 - 14:47

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No dia a dia nos deparamos com utensílios que fazem toda a diferença e que, em alguns, casos, podem salvar nossas vidas. Essas ideias surgiram de mentes brilhantes pensando em facilitar a rotina das pessoas. Mas você sabia que muitas dessas invenções foram criadas por mulheres?

Pensando nisso, reunimos cinco itens que você provavelmente não sabia que tinham sido inventados por mulheres. Confira:

Compilador- Grace Hopper se voluntariou durante a Segunda Guerra Mundial para trabalhar na Marinha Americana. Foi onde trabalhou com a programação do computador Mark I. Apelidada de “Amazing Hooper”, ela obteve doutorado em matemática em 1934. Hooper criou o primeiro compilador que traduzia comando textual para uma linguagem a ser lida por computadores, levando a criação da Linguagem Comum Orientada para Negócios (COBOL, na sigla em inglês). Hopper foi responsável ainda pela popularização do termo “bug”, usado até hoje para descrever um problema no sistema de um computador.  Ela criou este termo após tirar um inseto de dentro do seu computador.

Wireless- Durante a Segunda Guerra Mundial, a inventora austríaca Hedy Lamarr foi responsável pela criação da tecnologia que permitia controlar torpedos a distância, alterando rapidamente a frequências de rádio para que não fossem interceptados por inimigos. Essa tecnologia foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias como o Wi-Fi e Bluetooth. Lamarr era ainda atriz e foi a primeira a simular um orgasmo no cinema no filme Ecstasy de 1933.

Bote salva-vidas- Maria Beasley foi a responsável pela criação dos botes salva-vidas. Ela queria (e conseguiu) criar um material resistente, à prova de fogo e compacto. A criação foi apresentada em uma exposição em Nova Orleans em 1984. Diferente de outras mulheres de sua época, ela conseguiu ganhar dinheiro com essa e outras de suas invenções patenteadas. O bote salva-vidas criado por Beasley salvou centenas de vidas no acidente mais trágico envolvendo um navio, o naufrágio do Titanic.

Limpador de para-brisas- Dirigir em dias chuvosos poderia ser bem complicado não fosse a invenção de Mary Anderson. Ela observou que os motoristas precisavam parar o veículo para limpar os vidros em dias de neve e chuva. A invenção, patenteada em 1903, permitia que o vidro fosse limpo por lâminas ativadas no interior do veículo. Apesar de patenteado, Anderson nunca lucrou com sua invenção.

Fibra Kevlar- Material utilizado em coletes à prova de balas, aviões, pneus, barcos, dentre outros, a Fibra Kevlar foi criada pela química americana Stephanie Kwolek. O material é cinco vezes mais forte que o aço, além de ser mais leve e mais maleável. A inventora estava tentando criar uma fibra melhor para pneus de carros. A invenção foi patenteada em 1966, mas Kwolek nunca lucrou com ela.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito