Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Chega a Santa Catarina um modelo de cooperativa de geração de energia mais econômico e sustentável

Por Redação Criciúma - SC, 13/12/2019 - 22:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No fim do ano, muitos empreendedores têm o desafio de fechar o caixa ou manter uma boa margem de lucro. Ao fazer as contas para o próximo ano, eles estudam onde é possível economizar, e a energia é um dos itens que pesa nesse cálculo. A partir de agora, empreendimentos de Santa Catarina podem contar com um novo modelo mais econômico e sustentável. A Cogecom, primeira cooperativa de usinas de geração de energia do Brasil, chega ao estado com um modelo de economia compartilhada, que vem se mostrando muito bem-sucedido em outros nichos.

Por meio da Cogecom, empresas que produzem sua própria energia em pequenas centrais de geração se unem. Para fazer parte da cooperativa, não são necessários grandes investimentos iniciais. A operação é diferente de empresas que alugam ou vendem placas voltaicas (solares). A Cogecom atua em todo o Brasil e oferece projetos de geração de energia de acordo com os recursos naturais disponíveis, como biomassa, energia eólica e hidráulica.

Como é a operação

A cooperativa faz a gestão da produção e o rateio do excedente produzido, e também conduz interfaces com os órgãos competentes e assegura o processo e o cooperado. Toda energia gerada é injetada na rede da concessionária e rateada entre os cooperados, essa energia se torna créditos, que são abatidos no valor da fatura das empresas integrantes da cooperativa.

Atualmente, são gerados mais de 14.400.000kWh gerados por mês ou 144.000MWh. Essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer 95mil residências, o que equivale a uma cidade com mais de 400 mil habitantes.

A alternativa de geração de energia em cooperativa já é uma realidade para mais de 600 cooperados da Cogecom, como restaurantes, escolas e outros negócios dos setores de comércio e serviços. Em um ano, a economia total dos cooperados juntos ultrapassou R$ 1 milhão.

Essa operação toma como base a normativa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde 2012, a Resolução 482 regulamenta a micro e mini geração de energia e, em 2015, a norma 687 passou a regulamentar a compensação de energia no modelo cooperativa, consórcio ou condomínio.

A equipe da Cogecom está à disposição para mais informações e entrevistas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito