Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Chance de recuperação no Turismo Nacional de Automobilismo

O criciumense Alex Cé volta à pista com o parceiro Guto Rotta para buscar um bom resultado em Tarumã
Por Redação Criciúma, SC, 27/11/2020 - 13:20 Atualizado em 27/11/2020 - 13:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os pilotos Alexander Cé e Guto Rotta, da Equipe Yázigi Racing, disputam a penúltima etapa deste ano do Campeonato Turismo Nacional de Automobilismo em pista que, pode se dizer, estarão em casa. A vantagem favorece a dupla que está em quarto na classificação da Categoria “A” e buscará a recuperação na disputa pelo título de 2020. A corrida do próximo final de semana (28 e 29/11) será no Autódromo de Tarumã, na cidade de Viamão/RS.  

Esta pista é uma das mais antigas e tradicionais do Brasil, além de ser uma das mais rápidas e desafiadoras. O Autódromo de Tarumã recebe pela primeira vez o Campeonato Turismo Nacional. Na trajetória de Cé em disputas de automobilismo, este circuito é considerado sua segunda casa. Enquanto que para seu jovem parceiro, Rotta, o local da corrida do final de semana é o quintal.  

Alex Cé conta, inclusive, que os testes de preparo do carro para o campeonato foram no Autódromo de Tarumã, então, as expectativas para esta terceira etapa são as melhores. “Devido ao resultado anterior, em que caímos de primeiro para quartos colocados, não temos a obrigatoriedade de levar o ‘laço de sucesso’ – peso e restrição de motor – logo, a gente vem mais forte ainda, porque tudo está favorável para termos uma excelente participação no final de semana”, analisa o piloto, representante de Criciúma no Campeonato Brasileiro de Automobilismo na Categoria Intermediária 1A.  

A pilotagem nesta temporada está sendo dividida com o gaúcho de Encantado/RS, Guto Rota, de 18 anos, campeão estadual de kart e do Campeonato Gaúcho de Marcas em 2019. A dupla corre com o GM/Onix, preparado pela equipe mecânica Tuta Racing, de Porto Alegre/RS. Por conta da pandemia, ao invés de seis etapas a organização do Turismo Nacional “encolheu” a temporada 2020 para quatro eventos, o que coloca um peso maior sobre a participação e pontuação dos pilotos em cada uma das etapas. 

A pista de Tarumã tem 3.016 metros de extensão e alguns pontos chaves para que o piloto faça uma boa volta como a Curva 1, logo após a reta do box que é feita em 4ª ou 5ª marcha, carregando muita velocidade em direção às curvas 2 e 3. A sequência do traçado exige perícia dos pilotos e um carro bem equilibrado de chão na freada para a Curva do Laço e a famosa “Curva do Tala”, que é feita em um pendulo para a direita com o carro praticamente apoiado em três rodas. Saindo do “Tala”, o trecho final é feito em subida com duas curvas à esquerda, sendo a segunda delas, a Curva 9, um dos pontos mais importantes da pista. Se o piloto perder muita velocidade na aproximação e freada, prejudica não só o fechamento da volta atual como também a abertura da próxima volta. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito