Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cerimônia emocionante marca entrega do 7º Prêmio Acic de Matemática

Premiação aos medalhistas de ouro, prata e bronze foi realizada nesta terça-feira, na sede da entidade empresarial, com a presença de mais de 500 pessoas
Por Redação Criciúma, SC, 01/11/2023 - 15:02 Atualizado em 01/11/2023 - 15:48
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais de 500 pessoas prestigiaram a entrega do 7º Prêmio Acic de Matemática, realizada na sede da Associação Empresarial de Criciúma nesta terça-feira (31). Ao todo, 163 estudantes receberam o reconhecimento, sendo 33 medalhistas de ouro, 70 de prata e 60 de bronze entre os mais de 18,5 mil participantes desta edição.

Além de medalhas e certificados de honra ao mérito, os estudantes foram contemplados com bolsas de estudos da escola de idiomas Rockfeller Language Center, parceira da Acic na premiação.

"O Prêmio Acic de Matemática é uma iniciativa que visa não apenas reconhecer os estudantes, mas também incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas. É uma oportunidade para descobrirmos novos talentos, direcionando os investimentos para o futuro", enaltece o presidente da entidade, Valcir José Zanette.

"Chamou a atenção o número de famílias na solenidade de premiação. Não há registro emocional mais importante do que os momentos compartilhados entre pais e filhos. Para nós, esse apoio da família está diretamente relacionado à valorização do nosso trabalho", entende a coordenadora regional de Educação de Criciúma, Ronisi Guimarães.

Secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso endossa as palavras de Ronisi. "O grande desafio que temos na educação é a inclusão cada vez maior das famílias. E o Prêmio Acic de Matemática demonstra que isso é possível e o quanto esse apoio pode contribuir para o desenvolvimento da carreira e o crescimento desses jovens", avalia.

Para o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, o fato de envolver exclusivamente alunos da rede pública de ensino nesta edição significou um passo adiante na premiação. "É uma demonstração de que podemos descobrir talentos na rede pública, o que só aumenta nosso respeito e fé nessa nova geração", pontua.

Emoção

O prêmio selecionou estudantes em primeiro, segundo e terceiro lugares do quinto ao nono ano das redes estadual e municipais de ensino de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Orleans, Treviso e Urussanga.

Cada medalhista foi chamado ao palco para receber a premiação, um momento de emoção não só para os alunos, mas também para suas famílias, professores, gestores, diretores e toda a comunidade escolar.

Medalha de ouro, o estudante Willian Gabriel Niero, do nono ano da escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, de Cocal do Sul, destaca a facilidade com a disciplina. "Gosto muito de matemática, já fui medalhista em outras competições e estou muito feliz com essa conquista", diz.

"A participação nesse tipo de prova é um incentivo significativo para os alunos. Ver nossos estudantes sendo premiados é motivo de grande orgulho. Os medalhistas também se tornam exemplos para os demais estudantes, incentivando-os a continuar se dedicando e buscando colocações semelhantes nessas provas", coloca a professora da escola, Vilma Mari Bento.

"É muito gratificante este momento de reconhecimento aos estudantes. Sem dúvida, representa um grande momento para eles, vendo seu esforço ser reconhecido. Para nós, como escola, isso também confirma que estamos no caminho certo", comenta a diretora da instituição de ensino, Daniela Dal Pont Vier.

Premiação extra aos destaques

Entre os 33 medalhistas de ouro, sete receberam também um brinde e uma premiação especial da Acic, pela conquista da maior nota no respectivo município. A escola e o professor ou professora de cada um deles também foram reconhecidos com certificado de honra ao mérito.

O estudante Jhon Alysson Gomes Destro, do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, foi um dos destaques com a melhor nota, representando o Município de Içara.

"Achei as avaliações do concurso até bem fáceis. Já imaginava que conseguiria alguma medalha. Estou super feliz. Tenho participado de outras competições de Matemática, como a Obmep - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, inclusive participando do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), um programa que propicia ao aluno premiado da Obmep entrar em contato com interessantes questões. Gosto muito da matemática, mas me dou muito bem em outras disciplinas, em todas tenho notas muito boas", conta Jhon.

Ainda, quem conquistou a maior pontuação entre esses sete estudantes levou um brinde extra, garantindo também reconhecimento a sua escola e a sua professora, Ana Lúcia Pintro. A conquista coube a Luiz Felipe dos Passos Possamai, aluno do oitavo ano da escola Padre José Francisco Bertero, da rede municipal de Criciúma.

"Ele saiu muito confiante da prova e acreditávamos que teria uma boa colocação, mas não esperávamos que seria o destaque entre os destaques. Estamos muito orgulhosos e felizes", conta a mãe do estudante, Jéssica dos Passos Mazuco.

"O sentimento é que a educação que passamos para ele está rendendo frutos. Desde pequeno, sempre o estimulamos a ter uma rotina de estudos", acrescenta o pai, Felipe Rosa Possamai.

"A experiência de participar do prêmio foi surreal. Quando recebi a notícia da medalha, fiquei feliz demais. Mesmo saindo da prova da segunda fase achando que fui bem, não imaginei que chegaria a tanto, não consigo nem descrever o que estou sentindo neste momento. A matemática para mim é a melhor matéria, à que mais me dedico", relata Luiz Felipe.

Avaliação

Para a coordenadora do Prêmio, professora Marlene Pires, a retomada do concurso neste ano mostrou que a ação está consolidada. "O Prêmio Acic de Matemática instiga os estudantes a obterem mais conquistas e mostrarem as suas habilidades em cálculos e raciocínio lógico", salienta.

"O Prêmio vai além de duas etapas de provas de matemática. A sua abrangência atinge sonhos de estudantes que, com certeza, aprenderam muito com essa experiência de desvelar o mundo do conhecimento matemático. Parabenizamos a todos os estudantes medalhistas e participantes e agradecemos a todos os envolvidos que fizeram parte de mais uma edição", completa Marlene.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito