Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Centro de Reabilitação Pós-Covid de Criciúma pode virar modelo

Projeto do município é o primeiro a prestar esse serviço integralmente pelo SUS
Por Redação Criciúma, SC, 12/12/2020 - 14:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A estrutura, idealizada pela Prefeitura de Criciúma, para a reabilitação cardiopulmonar de pacientes contaminados pelo novo coronavírus pode se tornar referência para cidades em todo território brasileiro. O projeto é o primeiro no Brasil a prestar esse serviço integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Intitulado Centro de Reabilitação Cardiopulmunar Pós-Covid, o espaço recebeu a visita do Secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina e médico, André Motta Ribeiro, na última quarta-feira (9). Segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Cagrande, o chefe da pasta do Estado elogiou a estrutura e pretende implementá-la em outros municípios catarinenses.

“O secretário André conheceu toda a nossa estrutura e ficou entusiasmado com a ideia de levar o projeto como modelo para todo o Estado de Santa Catarina. E nós também estamos preparando um documento para encaminhar ao Ministério da Saúde”, revelou o secretário municipal.

Foco em tratar sequelas

O centro possui uma equipe de profissionais especializados para ajudar pacientes que tiveram Covid-19 e desenvolveram alguma limitação. “Aqui, eles passam por avaliação e tratamento médico, nutricional, psicológico e físico. O intuito é diminuir as sequelas cardíacas, pulmonares e a atrofia muscular, tratar o estresse pós-traumático e garantir o retorno mais rápido às atividades laborais”, explicou o coordenador e médico do local, Luiz Carlos Fontana.

O espaço, localizado no Rio Maina, conta com psicólogo, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico do esporte, pneumologista, fonoaudióloga e profissionais de educação física e já atendeu aproximadamente 100 pacientes desde a sua inauguração, em setembro.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito