Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Censo Escolar revela que escolas receberam 48,5 milhões de matrículas em 2018

Matrículas no ensino em tempo integral caíram quase 11%
Por Redação Criciúma - SC, 02/02/2019 - 17:39

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Brasil registrou, em 2018, 48,5 milhões de matrículas nas escolas públicas e privadas de todo o país. Foram cerca de cem mil registros a menos do que em 2017. A maioria das inscrições continua sendo em unidades públicas de ensino, segundo o Censo Escolar da Educação Básica do Ministério da Educação.

O estudo ainda revela que o número de matrículas em tempo integral no ensino fundamental diminuiu significativamente na rede pública no ano passado: quase 11% dos matriculados foi nesse tipo de ensino. Mas, em 2017, o índice ficou em mais de 16%.

A Escola Classe 15 de Ceilândia, localizada a cerca de 35 km do centro de Brasília, é em tempo integral desde 2013. As crianças de 6 a 11 anos ficam dez horas na instituição. Desde o início dessa modalidade de ensino, nenhum aluno deixou de concluir a série e pouquíssimos reprovam a cada ano. O diretor da escola, Ricardo Koziel, se orgulha dos índices. Apesar da queda de matrículas de tempo integral no ensino fundamental público, o Censo Escolar de 2018 revelou aumento de inscrições desse tipo no ensino médio. Foram mais de 10% em 2018 e 8% no ano anterior.

Outra constatação positiva foi o maior número de alunos com algum tipo de necessidade especial matriculados em turmas convencionais nas escolas públicas. No ano passado, foram cerca de 97% de registros do gênero e, em 2017, mais de 96%. A professora da faculdade de educação da Universidade de Brasília (UnB) Edileuza Silva ressalta que o dado é importante, mas que as escolas precisam oferecer um ensino diferenciado a esses alunos.

Outro dado relevante do Censo Escolar 2018 é o aumento no número de inscrições no ensino profissionalizante no Brasil: mais de 100 mil matrículas de um ano para o outro.

Mas um dado preocupa: a grande distorção em relação a idade dos alunos e a série que cursam. Nos primeiros anos do ensino fundamental, esse índice fica em mais de 11% e, nos anos finais, em quase 25%. Já no ensino médio, passa dos 28%. Os meninos são mais atrasados que as meninas em todas as etapas da educação.

O Censo Escolar ainda revelou que existem mais de 2 milhões de professores que atuam em quase 182 mil escolas de educação básica em todo o Brasil. A maioria trabalha no ensino fundamental e fez curso superior. Sobre a infraestrutura das escolas, o levantamento do MEC constatou que as escolas de ensino médio públicas têm mais internet, banda larga e laboratórios de informática que as de ensino fundamental.

Tags: educação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito