Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Celesc apresenta ações de equidade de gênero

Companhia foi convidada a participar da Semana da Energia na América Latina e Caribe
Por Redação Florianópolis, SC, 27/11/2020 - 19:48
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta semana, a Celesc foi convidada a participar do Painel Gênero e Energia da V Semana da Energia na América Latina e Caribe, evento virtual promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), com o objetivo de reunir os principais atores dos setores de energia público e privado da América Latina e do Caribe.

Engajada em propor e desenvolver iniciativas que promovam a igualdade de gênero e inclusão da diversidade, os projetos e ações desenvolvidos e planejados pela distribuidora catarinense, que integram o Programa Celesc + Energia financiado pelo BID, motivaram a escolha do Banco Internacional, por estarem alinhados às suas premissas de apoiar o desenvolvimento equitativo em seus 26 países membros. Durante a participação na Mesa de Debate com o tema: Eliminando a lacuna de gênero no setor de energia, a assessora de Responsabilidade Social da Celesc, Regina Schlickmann Luciano, compartilhou com as empresas participantes as principais iniciativas que vêm sendo promovidas pela companhia dentro do contexto do tema proposto.

"A Celesc, conhecedora de sua relevância enquanto principal empresa de energia de Santa Catarina entende a importância de suas ações para minimizar as desigualdades que as questões de gênero por meio da sensibilização ao debate, da conscientização constante e do estímulo junto aos empregados e comunidade, acreditamos que a transformação da nossa cultura poderá refletir e impactar positivamente a sociedade e todo o mercado de energia do país" pontua Regina.

Caminhos traçados para alcançar a igualdade de gêneros

No processo de construção dessa estratégia, a ajuda de uma consultoria foi fundamental para realizar um diagnóstico, apontar a necessidade de capacitações internas e a criação de um comitê de trabalho sistemático na área, com o objetivo de conscientizar as equipes operacionais, lideranças em todas as regiões do estado e diretoria. "O apoio do BID está sendo de suma importância para nos impulsionar em um programa com a temática de gênero. Sabemos que nosso caminho é longo e desafiador, no entanto, o convite para demonstrar nossas práticas em um evento internacional sobre esse tema demonstra que estamos no caminho certo", comemora.

Segundo Schlickmann, essas questões requerem uma mudança de cultura que ocorre de forma gradual, por meio de ações permanentes que tragam a compreensão acerca da importância do tema equidade de gênero. "Além de promover o estímulo para que mais mulheres atuem no setor de energia elétrica, o diálogo da questão impacta diretamente em uma sociedade mais respeitosa e justa para todos e todas, já que o respeito às diferenças, à inclusão e a criação de oportunidades iguais são as bases para implementar ações ligadas ao tema"

Dentre as iniciativas já realizadas, destacamos o lançamento da campanha Mulheres em Movimento: Juntas na mesma energia com uma série de conversas sobre a temática. Pela primeira vez, a campanha publicitária comercial contou com uma mulher eletricista como protagonista. Vários gestores em toda empresa, incluindo a Diretoria, foi capacitada sobre o tema e, um comitê foi criado para de forma perene, manter o assunto em pauta. Além das ações realizadas internamente, a empresa contará ainda, uma capacitação complementar ao programa de jovens aprendizes, que buscará estimular meninos e principalmente meninas em situação de vulnerabilidade social, que atuem no setor de energia, contribuindo assim para minimizar as lacunas de gênero.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito