Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CCR inicia testes na iluminação cênica da Ponte Anita Garibaldi

Intenção é fazer que cartão postal volte a ser destaque nacional
Por Redação Laguna, SC, 13/01/2021 - 16:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A CCR ViaCosteira iniciou os trabalhos de manutenção da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, assim que ela passou a ser responsabilidade da empresa, em agosto do ano passado, quando assumiu o trecho de Palhoça até Passo de Torres.

E por se tratar de um importante ponto turístico do sul de Santa Catarina, a CCR ViaCosteira iniciou, também, os testes que viabilizarão a volta da iluminação cênica da Ponte, tão aguardada pela população local. 

Após a realização de estudos, as equipes responsáveis estão revitalizando toda a parte técnica, trocando e realizando testes nos equipamentos, para que o cartão postal de Laguna e região, volte a ser destaque nacional. Tão logo os testes e manutenções forem concluídos, a iluminação cênica será restabelecida considerando o melhor cenário.

É importante lembrar que a manutenção da Ponte e de todo o trecho concedido segue acontecendo constantemente pela CCR ViaCosteira.

Até o terceiro ano de concessão, conforme prevê o contrato, toda a Ponte, juntamente com o trecho concedido, também será monitorada por um moderno sistema de detecção automática de incidentes, através de câmeras inteligentes ligadas 24 horas por dia, que informarão o CCO (Centro de Controle de Operações) em caso de qualquer ocorrência anormal. O alerta chega imediatamente à tela dos operadores, que podem acionar com rapidez as equipes de socorro mais próximas do local.

Mais iluminação

O mutirão que a CCR ViaCosteira vem realizando, além de obras de recuperação de pavimento, pontes e viadutos e revitalização de toda sinalização e sistemas de drenagem, inclui também a recuperação de todos os sistemas de iluminação pública ao longo do trecho. 

Doze equipes trabalham dia e noite para restabelecer as ligações, com troca e instalação de novos cabeamentos e substituição de todas as lâmpadas de sódio por luminárias em LED. Somente nos perímetros urbanos das pistas principais, já foram substituídas 4.993 lâmpadas convencionais por Led. No total, serão substituídas quase 6 mil luminárias. 

A conclusão destes serviços, incluindo a ligação da energia em todos os pontos, está prevista para a primeira semana de fevereiro. Já a ligação da iluminação cênica da Ponte só acontecerá após os testes serem validados. 

Além da revitalização dos sistemas existentes, a CCR ViaCosteira também vai implantar nova iluminação em trechos não iluminados nos próximos cinco anos. Em todos os dispositivos de segurança que a empresa vai construir ao longo da concessão, como as 18 passarelas e 42 novos retornos, já estão incluídos novos sistemas de iluminação, melhorando sensivelmente as condições de segurança para motoristas e pedestres que utilizam a rodovia principal e vias marginais.

Além disso, o contrato de concessão também determina a transferência destes sistemas de iluminação pública em perímetros urbanos para a concessionária, que passa a ser responsável também por toda a manutenção e pelos custos de consumo de energia dos sistemas elétricos e de iluminação. Isso contribui para a desoneração dos municípios, que podem destinar estes recursos, antes usados para o pagamento de energia, para outras áreas essenciais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito