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Casan avança no pagamento das indenizações prévias às famílias afetadas por rompimento de reservatório

Neste sábado (16) foram repassados cerca de R$ 217 mil aos atingidos
Por Redação Florianópolis, SC, 17/09/2023 - 09:01 Atualizado em 17/09/2023 - 09:21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Ao longo da manhã e da tarde deste sábado (16), a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) atendeu 22 famílias afetadas pelo rompimento do reservatório R4. Até agora, 139 das 220 cadastradas já receberam a indenização prévia de danos, totalizando R$1,6 milhão. Somente neste sábado foram repassados mais de R$ 217 mil aos atingidos.

Uma das pessoas atendidas foi Kenedy Garcia Barbosa, que se diz satisfeito com a assistência prestada pela Casan . “Até o momento, estão sendo bem atenciosos tanto pelo WhatsApp como no atendimento presencial”, disse. Com o dinheiro recebido hoje ele pretende reformar as mesas, cadeiras e sofá da sua padaria, além de comprar uma geladeira nova e um freezer para continuar trabalhando.

O barbeiro Anderson Abrão e sua mãe, Maria Gorete da Silva, também estavam na lista de pessoas a receber indenização emergencial de bens móveis (que engloba móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, vestuário e bens pessoais). O valor vai possibilitar a aquisição de materiais de trabalho que foram perdidos, além de itens de casa. “Pretendo comprar algumas coisas para iniciar a vida novamente. Fogão, geladeira. Coisas que a gente perdeu”, planeja Anderson.

“Fui bem atendida. A gente tem que agradecer a Deus que não aconteceu nada com a gente”, disse Maria Gorete, que reconheceu o acolhimento dos funcionários.

O valor da indenização emergencial corresponde a 70% do calculado conforme levantamento de bens feito pelas equipes no local do acidente. A cada item foi atribuído um valor conforme tabela nacional de referência de preços. Caso haja divergências em relação ao item real que foi perdido ou danificado, funcionários da Casan esclarecem durante os atendimentos que as famílias podem revisar a listagem para ajuste na próxima etapa de pagamentos. Para isso, levam para casa um formulário.

Os trabalhos de indenização serão retomados na próxima segunda-feira, em quatro frentes: móveis, lucros cessantes, imóveis e veículos.

Novos postos de atendimento na comunidade do Sapé

A partir deste sábado, 16, a Casan passou a atender a comunidade do Sapé em dois novos postos. Um deles foi instalado em área próxima ao reservatório R4 para fornecer informações e acompanhamento à comunidade. O segundo, na rua José Luís Vieira, do lado do campo de futebol, serve para o fornecimento de refeições.

Atendendo às reivindicações dos moradores, a Companhia também disponibiliza agora uma unidade de UTI móvel para a comunidade. A iniciativa é uma parceria com a cooperativa de médicos Unimed, e conta com um médico e uma enfermeira atuando oito horas por dia no local em uma ambulância.

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