Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Casa Guido promove conferência para destacar a importância do diagnóstico precoce

Convenção ocorre no Auditório Ruy Hülse, com início às 14h
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 11/07/2022 - 12:06 Atualizado em 11/07/2022 - 12:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Casa Guido realiza nesta quarta-feira (13) a 1ª Conferência Guido, que busca tratar sobre as atividades da instituição e a importância do diagnóstico precoce. O evento acontece no Auditório Ruy Hülse, localizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e inicia às 14h.   

De acordo com Schneider Neves, coordenador do projeto, o principal tema da palestra será a importância da conscientização, para que os profissionais da Saúde e Educação possam olhar mais atentamente à criança e ao adolescente e saibam, além disso, quais são os principais sintomas que o câncer infanto-juvenil causa. 

 “Para isso, é fundamental que todos estejam atentos e saibam o que é o câncer infanto-juvenil, quais as causas e, principalmente, os sintomas, para que possa ser feito um diagnóstico precoce, que aumenta em 80% a chance de cura”, comenta Neves.  

A convenção será ministrada pelo oncologista pediátrico da Instituição do Câncer Infantil de Porto Alegre, Lauro Gregianin. “Essa conferência é o primeiro passo para uma nova visão da Casa Guido. Agora, vamos atrás da cura, e não seremos apenas uma instituição para acolher nossos pacientes, queremos reduzir o percentual da doença. Essa é a nova visão da Casa Guido”, explica o presidente da organização, Rogério Campos.  

A Casa Guido 

O grupo pela Unidade Infanto-juvenil de onco-hematologia, conhecido popularmente como Casa Guido, atua há 12 anos para oferecer apoio aos seus pacientes, que são crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. Atualmente, a organização atende 45 municípios de Santa Catarina. 

O local passou a oferecer alimentação, medicamentos (que não são doados pelos órgãos competentes), doação de cestas básicas e ajuda financeira para o translado ao Hospital São José.  

O espaço, bem como os colaboradores, também desenvolvem atividades terapêuticas desempenhadas por uma equipe multiprofissional formada por psicólogas, assistentes sociais e nutricionistas.  

“Estamos desenvolvendo uma pesquisa para que sejamos mais assertivos no diagnóstico da doença, pois a primeira causa de morte em crianças de zero a 19 anos é o câncer, e o percentual de cura do pessoal que entra na Casa Guido é muito baixa”, ressalta Campos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito