Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Carvoeiros Robots garante vaga em etapa nacional

Torneio de robótica da First Lego League (FLL) irá ocorrer em São Paulo
Clara Fernandes Criciúma - SC, 11/02/2020 - 10:36
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A equipe Carvoeiros Robots do SESI SENAI de Criciúma está classificada para a etapa nacional do torneio de robótica da First Lego League (FLL). Os classificados foram conhecidos no último sábado, durante o encerramento da fase regional da competição, realizada no SESI em Jaraguá do Sul. As alunas Ana Julia Caciatori, Beatriz Cirimbelli, Sofia Scarci e Julia Colombo, sob a coordenação do professor Cleber José Marinho, conquistaram o 3º terceiro lugar, e estão classificadas para a próxima etapa que irá ocorrer nos dias 6, 7 e 8 de março, em São Paulo. 

“Para quem vive a tecnologia é indescritível participar do FLL, pois é um lugar onde podemos observar os alunos desenvolvendo habilidades. Com a classificação, nosso trabalho será redobrado. Serão 100 equipes na disputa, então precisamos nos aperfeiçoar, melhorar alguns aspectos do robô, pontuação e desempenho. Esperamos o apoio da prefeitura para colocar em prática o projeto”, comenta o professor. A proposta apresentada envolve a produção de paver pigmentado para ser utilizado na confecção de faixas de pedestres, uma ideia que pretende melhorar a mobilidade urbana e gerar economia, devido a maior vida útil do material.

As estudantes foram avaliadas em quatro categorias: Desafio Robô, Design Robô, Projeto de Inovação e Core Values, cada uma tem suas particularidades e objetivos, o que leva a equipe a projetar novos passos. “Agora nós queremos focar mais no robô, melhorar o desempenho dele”, conta Beatriz, de 14 anos. Para a estudante Sofia, de 12, a competição foi uma descoberta. “Eu nunca havia participado, então foi algo diferente, mas muito divertido”, comenta. 

Ana Julia e Julia, de 15 e 13 anos, contam que a competição envolve paciência e persistência. “Essa etapa foi bem difícil, mas saber que depois de tantos meses de trabalho nosso projeto foi reconhecido, é muito legal”, ressalta Julia. As alunas treinam 20 horas semanais, no dia da competição, elas precisam executar as missões dentro do tempo estipulado. “Temos 5 minutos para arrumar o robô, depois são 02:30 para executar as missões do torneio”, completa Ana Julia. 

Saiba mais
A disputa nacional será realizada em São Paulo, de 6 a 8 de março, e reunirá 100 equipes de todo o país. Em Santa Catarina, 36 equipes de escolas públicas, privadas e da rede SESI SENAI participaram do torneio, representando 23 municípios. A realização do evento contou com o apoio de 100 voluntários, entre eles, colaboradores da Weg e 50 juízes. Cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo evento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito