Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Carência e liquidez na renda fixa: entenda a diferença

Com mudanças no investimento nestes fundos, a dúvida é comum; no Dica de Bolso, Arthur Lessa esclarece o assunto
Por DICA DE BOLSO | BRDE 21/02/2024 - 15:36 Atualizado em 21/02/2024 - 15:47 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As recentes mudanças nas regras de investimento em LCIs, LCAs, CRIs e CRAs têm gerado impacto no mercado financeiro, especialmente para investidores acostumados a uma maior flexibilidade. Antes, títulos com vencimentos curtos, carência de 30 dias e a possibilidade de saques a qualquer momento eram comuns. No entanto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiram restringir essa liberdade, estabelecendo prazos mínimos de nove a 12 meses para diferentes tipos de investimentos.

Arthur Lessa fala sobre o assunto no Dica de Bolso desta quarta-feira (21), no Programa Adelor Lessa. Ele explica que essa alteração reduzirá a “liberdade poética” que permitia emissões com prazos mais curtos. Ouça o comentário completo:

Segundo a CMN, o prazo mínimo de vencimento das LCAs foi ampliado dos atuais 90 dias para 9 meses e o das LCIs, de 90 dias para 12 meses. Para os CRAs e CRIs, fica proibida a emissão lastreada em instrumentos de dívida, como debêntures, para companhias que não sejam diretamente ligadas ao agronegócio e ao setor imobiliário.

Essa mudança na dinâmica do mercado levou muitos investidores a reavaliarem suas estratégias. Acostumados a aplicar em títulos de LCI com carência de 30 dias, por exemplo, se viram diante da escassez desse tipo de investimento no mercado. Ao buscar alternativas oferecidas pelo banco, é possível encontrar o fundo de debêntures com carência de 30 dias. Para optar por esse fundo de investimento, entenda a diferença entre carência e prazo de liquidez.

Investimento em debêntures

No fundo de investimento em debêntures incentivadas, sem imposto de renda como nas LCIs, a liquidez é estabelecida por cotização de resgate, por exemplo D+30, onde "D" representa o dia do pedido e "+30" indica o período de espera até o saque ser efetivado. Mas não confunda carência com prazo de liquidez.

Carência e prazo de liquidez

A carência representa o período inicial em que o investidor fica "preso", podendo sacar o dinheiro imediatamente após o término desse prazo. Por outro lado, o prazo de liquidez refere-se ao tempo que se leva para receber o dinheiro após o pedido de saque, independentemente do momento em que é solicitado.

Para quem busca acesso rápido aos recursos, é essencial procurar por investimentos com carência ou liquidez diária, como fundos D+1 ou D+0, garantindo a disponibilidade imediata do capital quando necessário.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito