Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Carbonífera Metropolitana se prepara para Transição Energética Justa

Empresa organiza processo de reestruturação para se adequar aos novos cenários

Por Redação Criciúma, SC, 03/05/2023 - 20:27
Foto: Kilmer Ribeiro
Foto: Kilmer Ribeiro

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O setor carbonífero passa por um momento inédito em sua história ao participar do Programa de Transição Energética Justa, criado para possibilitar que a Região Sul de Santa Catarina se adapte às novas matrizes energéticas considerando os impactos sociais, ambientes, econômicos e também a valorização dos recursos minerais alinhada à necessidade de descarbonização. Este novo cenário exige que as empresas adotem novas práticas internas e façam investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A Carbonífera Metropolitana já iniciou a sua preparação para operar neste novo ambiente de negócios.

 “Já em 2022, iniciamos este processo e agora damos mais um passo importante", afirma a presidente do Conselho de Administração da empresa, Simone Guglielmi Lummertz Silva. Ela conta que a primeira iniciativa da empresa foi aderir ao programa Parceiros para Excelência, da Fundação Dom Cabral, em 2022. Agora, a consultoria Naxentia foi contratada para operar o turnaround e reestruturação em todas as áreas da empresa.

Nesta etapa o diretor da consultoria, Ricardo Vastella assume como chefe da reestruturação (Chief Restructuring Officer - CRO), atuando com o apoio do diretor Administrativo-Financeiro, Cleber Gomes, e do diretor de Produção, Rodrigo Favalessa. "Nosso trabalho será o de reorganizar tanto a operação como a governança da empresa para obter os melhores resultados, garantindo a perenidade do negócio diante destes novos cenários ambientais e econômicos", explica Vastella.

Com 133 anos de história, a Carbonífera Metropolitana atua com duas unidades produtivas, em Treviso, onde emprega 820 funcionários. Tradicionalmente atuando na extração de carvão, a empresa busca um reposicionamento, firmando-se como produtora de energia e entrando em novos mercados como cimentício, agro e químico.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito