Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Candidatos ao Senado em SC apresentam propostas sobre segurança pública e reforma tributária

Esperidião Amin, Jeferson Rocha, Décio Lima, Antídio Lunelli e Afrânio Boppré participaram do encontro promovido pela Som Maior e pelo 4oito

Por Lucas Mackowieski Criciúma, SC, 17/08/2026 - 08:31 Atualizado há meio minuto
Cinco candidatos ao Senado participam de debate da Rádio Som Maior | Foto: Diogo Machado/Fotógrafo/Divulgação
Cinco candidatos ao Senado participam de debate da Rádio Som Maior | Foto: Diogo Machado/Fotógrafo/Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rádio Som Maior e o Portal 4oito realizam, nesta segunda-feira (17), o primeiro debate entre candidatos ao Senado por Santa Catarina. O encontro é mediado pelo jornalista Adelor Lessa e reúne cinco dos postulantes às duas vagas que estarão em disputa nas eleições deste ano.

Participam do debate Esperidião Amin (PP), Jeferson Rocha (PRD), Décio Lima (PT), Antídio Lunelli (MDB) e Afrânio Boppré (PSOL). Carlos Bolsonaro e Caroline De Toni também foram convidados, mas informaram que não poderiam participar por compromissos anteriores.

LEIA MAIS

O debate é dividido em cinco blocos. No primeiro, os candidatos tiveram dois minutos para se apresentar e responder a uma pergunta da produção sobre as principais demandas do Sul de Santa Catarina.

Debate tem a apresentação e mediação de Adelor Lessa | Foto: José Demathé/4oito

Candidatos ao Senado destacam demandas do Sul de SC

A pergunta abordou temas como Morro dos Cavalos, infraestrutura e a necessidade de soluções para os gargalos que dependem do governo federal.

Esperidião Amin

Primeiro a responder, o senador Esperidião Amin destacou sua experiência política e afirmou que pretende continuar atuando em defesa de pautas catarinenses.

“Eu estou aqui investido na missão de pedir que você considere este currículo como se fosse um pedido de renovação de emprego.”

Sobre o Morro dos Cavalos, Amin citou uma reunião recente com o ministro dos Transportes e afirmou que o processo ganhou um interlocutor para a cobrança de providências.

“Ganhamos pouco, mas ganhamos um interlocutor para poder cobrar providências, como atualização do projeto e início da obra.”

Jeferson Rocha

Jeferson Rocha se apresentou como advogado e produtor rural e colocou o setor carbonífero entre as prioridades para o Sul. “Eu sou Jefferson Rocha, advogado, produtor rural, e venho me apresentar como uma opção”, disse.

O candidato defendeu a continuidade da atividade carbonífera e a construção de uma nova usina termelétrica na região.

“Precisamos de outra usina termoelétrica nesta região. Já tem projeto e nós, no Senado, precisamos impulsionar”, afirmou.

Rocha também defendeu mudanças na distribuição dos recursos arrecadados pela União. “Precisamos inverter essa lógica com a PEC Santa Catarina em primeiro lugar”, destacou.

Décio Lima

Décio Lima destacou sua trajetória política e afirmou que sua candidatura está alinhada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Eu estou aqui defendendo o time do Lula”, destacou

Ao falar sobre infraestrutura, citou obras e investimentos federais e afirmou que o governo trabalha para solucionar problemas como o Morro dos Cavalos.

“O presidente Lula começou a recuperar”, afirmou sobre obras e investimentos em infraestrutura.

Antídio Lunelli

Empresário e ex-prefeito de Jaraguá do Sul,  Antídio Lunelli destacou sua trajetória na iniciativa privada e na administração pública.

“Nós procuramos levar gestão todos os dias para a nossa prefeitura municipal de Jaraguá do Sul”, disse.

Para o Sul catarinense, apontou o Morro dos Cavalos e a situação do Hospital São José como prioridades.

“Nós temos um problema seríssimo com a questão do Morro dos Cavalos, que nós precisamos definitivamente encontrar a solução”, declarou

Lunelli também afirmou que o Hospital São José precisa de mais recursos para atender a demanda regional.

Afrânio Boppré

Afrânio Boppré iniciou sua participação defendendo a democracia e criticando adversários que não participaram do debate.“Eu estou determinado a defender a democracia, a combater os oportunismos”, destacou

Sobre o Morro dos Cavalos, afirmou que há recursos previstos pelo governo federal para a obra.

“Já tem reservado R$ 2 bilhões e R$ 500 milhões para fazer os túneis”, afirmou.

Segundo Boppré, a solução depende agora de questões contratuais e da análise do Tribunal de Contas da União.

Debate entre candidatos ao Senado aborda reforma tributária e STF

Na sequência, os candidatos passaram a responder perguntas feitas por jornalistas e comentaristas da Som Maior e do Portal 4oito. Cada participante teve dois minutos para responder, seguindo a ordem definida previamente por sorteio.

 Jeferson Rocha — reforma tributária

Questionado por Pierre Vanderlinde sobre os impactos da reforma tributária para Santa Catarina, Jeferson Rocha defendeu a revogação do novo sistema.

“Eu sou a favor de revogar a reforma tributária”, destacou.

Segundo ele, o modelo pode reduzir a arrecadação catarinense e aumentar a concentração de recursos em grandes mercados consumidores.

“Santa Catarina precisa de autonomia para gerir os seus recursos”, detacou

Décio Lima — juros e endividamento

Décio Lima foi questionado sobre juros, endividamento e a situação financeira do governo.

O candidato defendeu políticas de crédito e citou programas voltados a pequenos empreendedores.

“Nós precisamos entender que tudo isso é decorrente de um sistema perverso”, afimou.

Lima também destacou a ampliação de mecanismos de crédito para pequenos negócios e a redução do Imposto de Renda para determinadas faixas de renda.

Antídio Lunelli — impeachment de ministros do STF

Questionado sobre eventual impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, Antídio Lunelli afirmou ser favorável ao processo em determinadas circunstâncias. “Votaria sim, porque hoje os poderes, um está sobrepondo ao outro”, disse.

O candidato também defendeu mudanças nos critérios para escolha e permanência de ministros do STF.

“Cada poder tem que ter a sua independência”, declarou o candidato durante o debate.

Afrânio Boppré — segurança pública

Na pergunta sobre segurança pública, Afrânio Boppré defendeu maior integração entre as forças de segurança. “É preciso integrar”, declarou no debate.

Ele citou Polícia Federal, Polícia Militar e guardas municipais e defendeu investimentos em inteligência e tecnologia.

“Todo tipo de força tem que estar integrada numa tarefa de combate” afirmou ao ser questionado sobre o crime organizado.

Esperidião Amin — mandato para ministros do STF

Encerrando o primeiro bloco, Esperidião Amin respondeu sobre a possibilidade de estabelecer mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal. “Isso tem que acabar”, disse.

Amin defendeu que os ministros tenham prazo determinado no cargo e citou uma proposta que prevê limite de permanência.

“Ou pela idade máxima ou mínima, que vai ficar 10 anos lá. Ou pelo mandato”, declarou.

Com a resposta de Amin, foi encerrado o primeiro bloco do debate. Na sequência, os candidatos passaram a fazer perguntas uns aos outros.

Quem participa do debate

  • Esperidião Amin (PP) — senador da República, administrador e advogado.
  • Jeferson Rocha (PRD) — advogado e produtor rural.
  • Décio Lima (PT) — advogado, professor e ex-deputado federal.
  • Antídio Lunelli (MDB) — empresário e deputado estadual.
  • Afrânio Boppré (PSOL) — economista, professor e vereador de Florianópolis.

O debate é transmitido pela Som Maior FM 100,7, pelo YouTube e acompanhado em tempo real pelo Portal 4oito.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito