Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Câncer do colo de útero pode ser prevenido com vacina e exame disponíveis no SUS

Papanicolau e dose contra o HPV podem ser realizadas nas UBS de todo o município de forma gratuita
Por Redação Urussanga, SC, 21/08/2023 - 19:34
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), dão conta de que, excluídos os casos de tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil. Para o ano de 2023, foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco de 13,25 novos casos a cada 100 mil mulheres. Este tipo de câncer é causado pelo Papilomavírus Humano (HPV), e a transmissão ocorre por via sexual, através de mínimas lesões na mucosa ou na pele da região anogenital.

"O uso de preservativos durante as relações sexuais, protege parcialmente do contágio pelo HPV, já que ele também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal e bolsa escrotal. Por isso, existe a prevenção por meio de vacinação, que é complementada por meio do exame Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo", explica a enfermeira da Atenção Básica de Urussanga, Beatriz Rossetti.

Em Urussanga, a vacina e o exame preventivo podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A vacina

Desde o ano de 2017, a vacina contra o HPV está disponível nas UBS. Ela pode ser aplicada em meninas de 9 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos. "A vacina protege contra os vírus causadores de verrugas genitais, que também é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. vale destacar, que para as mulheres com imunossupressão, a vacina preventiva é indicada até os 45 anos de idade", lembra a enfermeira.

O exame papanicolau

O exame preventivo do câncer do colo do útero, o Papanicolau, é a principal forma de detectar lesões e fazer o diagnóstico precoce da doença. O preventivo deve ser realizado em mulheres dos 25 aos 64 anos, ou que já tiverem vida sexual ativa. "Um dado muito importante, é que de janeiro a agosto deste ano, 24 novos diagnósticos precoces foram registrados através do exame Papanicolau. Isso mostra a relevância de as mulheres buscarem deixar os exames em dia e pelo menos uma vez ao ano, realizar a prevenção", afirma Beatriz.

No atendimento, o profissional da saúde realiza a avaliação do colo uterino e promove a descamação da superfície com uma espátula de madeira e escovinha. O exame é rápido e indolor. "Busque informações e atendimento na Unidade de Saúde mais próxima. A prevenção reduz a ocorrência e mortalidade pela doença", finaliza a enfermeira. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito