Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Campeã da Copa América de basquete feminino, criciumense quer ser referência para novas atletas

Emanuely de Oliveira atualmente joga pelo Sampaio Basquete
Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 13/07/2023 - 16:25 Atualizado em 13/07/2023 - 18:00
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após 12 anos, o Brasil voltou a ser campeão da Copa América de basquete feminino. De forma invicta, a Seleção Brasileira venceu os sete jogos da competição e, na final, derrotou os Estados Unidos por 69 a 58.

Entre as 19 jogadoras convocadas, uma criciumense esteve presente e fez história vestindo a camisa 23 da Seleção Brasileira. A ala Emanuely de Oliveira, que começou a carreira jogando em Criciúma e, atualmente, joga pelo Sampaio Basquete.

“É uma felicidade muito grande, a gente foi com essa intenção [de ser campeão], mas com certeza sabíamos que seria um campeonato difícil, não sei explicar a alegria que foi vencer”, diz a jogadora.

Emanuely comemorando com suas companheiras. Foto: Divulgação/FIBA

Na fase de grupos, a Seleção Brasileira enfrentou os Estados Unidos, a Argentina, Venezuela e Cuba e depois derrotou o México, Porto Rico e, novamente, a seleção norte-americana para vencer o campeonato. “Pegamos uma chave difícil, mas a gente sabia que não era um bicho de sete cabeças e que seria possível ganhar se a gente jogasse bem em equipe”, comenta Emanuely.

O início e a professora Luana

O começo do basquete na vida de Emanuely está totalmente ligado ao projeto de basquete feminino da Sociedade Recreativa Mampituba/Fundação Municipal de Esportes (FME)/ Criciúma/SATC que tem a participação da treinadora Luana Scaini Minotto. Mas antes, a jogadora começou por um outro esporte, o futebol.

“Não gostava tanto de treinar, então a Luana estava fazendo um projeto de basquete, foi nas escolas convidar as meninas e eu resolvi dar uma chance para jogar. No início, não gostava de jogar, tive que aprender e hoje em dia é tudo [pra mim]”, destaca a jogadora.

Mesmo anos depois e passando por alguns clubes, o contato e a gratidão com a antiga treinadora ainda está presente na vida de Emanuely. “A Luana tem uma importância grande na minha vida, até hoje é uma das pessoas que eu procuro quando vou tomar alguma decisão no basquete, é uma pessoa que sempre vai fazer parte da minha história e de todas as minhas conquistas”, diz a jogadora.

Emanuely e a treinadora Luana. Foto: Arquivo pessoal.

“Tenho um agradecimento especial a ela que é parte da minha vida e ao basquete de Criciúma. Se não fosse por eles, eu não estaria onde estou”, complementa.

E para Emanuely, o investimento feito no basquete melhorou nos últimos anos. “Acredito que na base [o time de Criciúma] é um dos melhores times para se jogar, mas com certeza sempre falta um pouco de investimento e visibilidade”, acrescenta.

A criciumense que foi atrás do sonho internacional

Depois do período em que jogou em Criciúma, Emanuely teve a oportunidade de realizar seu sonho e jogar pelo High School (ensino médio) nos Estados Unidos, lá a atleta ficou seis anos e jogou pela Universidade da Flórida. 

“Foi uma experiência, mas foi uma parte difícil da minha vida porque fiquei fora de casa, tive que aprender uma nova língua e também um basquete diferente, mas foi um crescimento muito grande tanto dentro quanto fora de quadra”, ressalta a atleta.

Emanuely jogando nos Estados Unidos: Foto: Reann Hurber.

A diferença citada pela jogadora está mais na parte técnica do que na tática entre o basquete americano e o brasileiro. “Os técnicos daqui estão muito bons em relação a tática, mas nos Estados Unidos se começa a jogar com dois anos de idade, as meninas chegam aos 12 anos em um nível muito grande e aqui no Brasil ainda não tem uma escolinha dessas para criança, começa muito tarde e não chega ao nível das crianças de lá”, explica.

Emanuely no meio das adversárias. Foto: Alex Rodriguez

Após o período nos Estados Unidos, Emanuely voltou para o Brasil e jogou uma temporada pelo Vera Cruz Campinas, ficando em segundo lugar da Liga Basquete Feminino, depois a jogadora passou pelo União Sportiva, de Portugal, e atualmente está na equipe do Sampaio Corrêa Basquete.

A amarelinha e inspiração para novas atletas

Vestir a camisa do Brasil não é uma novidade para a jogadora, que desde a categoria sub-17 recebeu convocações. “Chegar na seleção adulta sempre foi um sonho e jogar com a Erika e a Damiris [companheiras de seleção], é uma sensação muito boa”, pontua Emanuely.

Com a camisa 23, Emanuely comemorando com as jogadoras da seleção. Foto: Divulgação/FIBA

Com a conquista, agora o Brasil disputa o Pré-Olímpico Mundial para brigar por uma vaga para as Olimpíadas de 2024, que vai ser realizada em Paris. A França e os Estados Unidos já estão classificados.

“A meta é chegar nas Olimpíadas do ano que vem, e para agora é ganhar a Liga de Basquete Feminino, sobre a vaga acredito que tem uma chance muito grande, mas com certeza seria bom treinar mais, ter mais amistosos e se preparar mais”, opina a jogadora.

Campeã com a camisa da Seleção Brasileira, Emanuely quer se tornar referência para jogadoras mais novas. “Depois desse campeonato recebi muitas mensagens e de pessoas que nem imaginava, acho que sou muito nova e tenho muito que aprender e conquistar, mas acredito que o que puder fazer sempre vou estar ali para ser um exemplo”, finaliza.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito