Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Campanha 'Outubro Rosa | Novembro Azul' é lançada em Criciúma

Prevenção e tratamento do câncer de colo de útero e mama em mulheres e homens são os principais objetivos da campanha
Por Redação Criciúma - SC, 04/10/2018 - 14:08 Atualizado em 04/10/2018 - 14:10
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Administração Municipal de Criciúma recebeu na manhã desta quinta-feira (4) integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) para apresentar a campanha Outubro Rosa | Novembro Azul: 'Eu me amo, eu me cuido'.

Este ano, a campanha tem um diferencial, será integrada com o mês Novembro Azul. A iniciativa é da Secretaria de Saúde que tem como intuito o fortalecimento e ampliação das ações de prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de mama e colo de útero.

Para o prefeito Clésio Salvaro, a campanha realizada de maneira especial no mês de outubro, serve para intensificar uma preocupação que deve ser constante para as mulheres. "Nós estamos em busca de parcerias que possam nos ajudar nessa propagação de busca pela prevenção do câncer. É importante fazer o exame e cuidar da saúde e o município dá todo o suporte para isso", afirmou.

De acordo com a secretária de Saúde, Francielle Gava, não existem filas para a realização de mamografias, a demanda é livre e uma das metas da campanha é intensificar a realização de exames preventivos em mulheres de 25 a 64 anos. "Nós queremos ampliar também para a prevenção do câncer de colo de útero, abordando integralmente a saúde da mulher", relatou.

No dia 17 de outubro será realizado no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris o Seminário Multiprofissional com temas como: a família e o câncer – a perspectiva do olhar o outro; alimentação saudável para a prevenção do câncer e cuidados paliativos. O 'Dia D' está programado para o sábado (20), das 13h às 17h em todas as 48 Unidades Básicas de Saúde.

"Nós decidimos fazer nesse dia, porque não haverá Sábado Mais e as mulheres poderão fazer o exame. Para a realização do preventivo é necessário estar há dois dias sem ter relação sexual e não estar no período menstrual", explicou a secretária.

Para o incentivo à realização de preventivos, uma gincana solidária será realizada pela Secretaria de Saúde. Os pontos das UBS serão computados dos dias 1 a 20 de outubro, e poderão ser convertidos em toucas, lenços e perucas. A entrega da arrecadação da gincana será no dia 24, no 'Dia do Bem Estar' em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) no Unacon do Hospital São José às 9h.

Novembro Azul

Segundo Francielle, com o diferencial de integração das duas campanhas é importante ressaltar que o câncer de mama também pode atingir os homens em aproximadamente 1% dos casos. Frases como 'Troque preconceito por prevenção' e 'Cuidar da saúde também é coisa de homem' fazem parte da companha Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito