Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Caminho dos Cânions na Unesco: o que significa para a região

Presidente da Santur falou que decisão vai mudar a realidade do Sul de Santa Catarina
Por Vítor Filomeno Praia Grande, SC, 14/04/2022 - 09:46 Atualizado em 14/04/2022 - 13:03
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nessa quarta-feira, 13, a Unesco reconheceu o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul como um território de importância geológica internacional, que passa a fazer parte da Rede Global de Geoparques. Nesse grupo, estão outros 176 parques, distribuídos em 14 países. Mas, o que isso significa para a região Sul de Santa Catarina?

Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, desta quinta-feira, 14, o ex-prefeito de Praia Grande e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Henrique Maciel, emocionou-se ao falar da conquista, buscada há algum tempo.

"Realmente era um momento esperado desde que iniciamos esse processo em 2017. Eu estava olhando os nossos arquivos e a minha primeira reunião para tratar do geoparque foi no dia 06 de janeiro de 2017. Foram quatro anos de dedicação e de luta por esse projeto, que era um sonho e hoje é uma grande realidade. Isso mexe com o nosso sentimento e a nossa emoção. Não tem como não se emocionar", comentou.

Leia também: Unesco reconhece o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (VÍDEO)

Perguntado sobre o que isso vai significar para os sete municípios que fazem parte do parque (além de Praia Grande, estão Timbé do Sul, Morro Grande, Cambará do Sul-RS, Mampituba-RS e Torres-RS), Maciel garantiu que isso vai transformar a realidade do lugar.

"Colocarmos Praia Grande e os demais seis municípios do território do geoparque vai mudar a vida das pessoas, a economia, visibilidade para a região. Virão turistas do mundo inteiro para ver as belezas naturais do geoparque mundial da Unesco, localizado aqui na nossa região. Nós estamos colocando o nosso território em uma agência mundial, a maior organização não governamental do mundo", explicou ele.

Ouça a entrevista do presidente da Santur, Henrique Maciel, na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito