Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesco reconhece o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (VÍDEO)

Aval internacional levou em conta a riqueza geológica e oferece impulso à região compreendida por Praia Grande e outros seis municípios
Por Giovana Bordignon Praia Grande, SC, 13/04/2022 - 16:30 Atualizado em 13/04/2022 - 16:33
Foto: Arquivo / CPRM
Foto: Arquivo / CPRM

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quarta-feira (13) o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul se tornou oficialmente o segundo geoparque brasileiro. O parque foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um território de relevância geológica internacional e passa a integrar a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN). A chancela insere a região no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável e abre portas para novas oportunidades de cooperação com outros 176 Geoparques em 46 países.

“A nossa economia já vinha em um crescimento muito bom, agora a gente vai ter um reconhecimento mundial. Tenho certeza que toda a região sai ganhando com o território do Geoparque. É uma iniciativa que começou lá atrás e foi muito bem trabalhada na gestão anterior dos sete municípios. E agora coube a nós a concretização deste projeto”, disse o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), em entrevista ao programa Adelor Lessa da Rádio Som Maior.

A novidade foi recebida com entusiasmo pela equipe envolvida e a população do território tem bons motivos para comemorar. Os Geoparques são considerados territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades. A entrega oficial da certificação pela Unesco será em solenidade virtual no dia 21 de abril.

“É um trabalho de toda uma equipe incansável, que trabalhou nesses últimos anos para chegar a esse resultado. Estamos muito contentes e vamos agora para o grande trabalho que é receber essas pessoas, o grande desafio começa agora”, celebrou o secretário de Turismo de Praia Grande, Jorge Scandolara Júnior no programa Conexão Sul da Rádio Som Maior.

Infraestrutura e turismo

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é formado pelos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina e Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul. O território abrange uma área total de 2.830 km² e cerca de 74 mil habitantes.

Com a nova conquista, é esperado que haja mais movimento turístico em todo o território. Para facilitar o acesso e fazer com que o local se torne mais convidativo, a infraestrutura de Praia Grande também está sendo pensada. A pavimentação da rodovia SC-290 na Serra do Faxinal, entre Praia Grande e a divisa com o Rio Grande do Sul, por exemplo, contribuirá com o turismo local.

“Foi aberto, semana passada, o terceiro processo de licitação, agora por R$ 70,6 milhões. Segundo uma conversa que eu tive com o secretário de infraestrutura, já existem empresas interessadas e a gente tem certeza que agora essa obra tão importante vai sair. A gente precisa dessa infraestrutura, não adianta a gente fazer todo o trabalho e nossa infraestrutura ficar para trás. A gente vai ter uma malha viária muito importante aqui para poder atender os turistas de uma forma mais confortável”, comentou o prefeito.

Em vídeo, a Unesco anunciou os novos geoparques mundo afora, incluindo unidades da Suécia, Grécia, Alemanha, Finlância, Romênia e Luxemburgo, além dos dois novos do Brasil, no Sul catarinense e no Rio Grande do Norte.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito