Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cachorros estão sumindo das praças de Criciúma

Protetores independentes que cuidam dos animais do local perceberam o desaparecimento
Por Émerson Justo Criciúma, SC, 28/12/2018 - 18:28 Atualizado em 28/12/2018 - 18:35
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ao circular pelas praças da região central de Criciúma é normal avistar cachorros pelos locais. Embora sejam animais sem lar, eles são cuidados e protegidos por comerciantes, moradores e instituições que se solidarizam com a causa. Porém, esses cuidadores estão relatando que cães estão sumindo nas últimas semanas.

De acordo com a advogada e protetora independente dos cachorros de rua, Rosane Machado de Andrade, é feito um monitoramento de quantos cachorros ficam nos locais e mapeado a rota deles, por isso, conseguem identificar o desaparecimento dos animais. “Os cachorros têm hábitos, eles mantêm uma rotina, então se algum some, sabemos disso. Eu me encarreguei de ajudar a cuidar dos cachorros na Praça do Congresso, já que é perto da minha casa e passo por ali três vezes por dia. Outros amigos meus também passam em outros horários para ver”, explicou. “Quando um animal é adotado chega a informação para nós, ninguém passa pela praça, coloca o cachorro debaixo do braço e leva para casa. As adoções acontecem porque divulgamos em grupos e ainda monitoramos quem adota, se terá condições de cuidar, dar ração e vacinas”, completou.

Conforme Rosane, eram dez cães que ficavam fixos na Praça Nereu Ramos e cinco da Praça do Congresso, além de outros que apenas transitavam pela região. “Hoje se você passar pelas praça praticamente não vai ver nenhum, são poucos que estão ali. Chegou a sumir dez cachorros, mas eu fui no Ministério Público e conversei com o promotor do Meio Ambiente a respeito. Eu coloquei no Facebook que iria fazer a denúncia e que sabia quem estava sumindo com os cachorros, então eles apareceram dias depois”, revelou.

A advogada afirma saber o responsável pelos desaparecimentos, porém não tem provas concretas. “Amigos meus já tiraram fotos das pessoas que estão fazendo isso, porém não registraram no momento do ato. É alguém conhecido na região, por isso, ele está pagando outras pessoas para sumirem com os animais”, relatou. Também já foi encontrado veneno na Praça Nereu Ramos.

Cuidados

Os animais constantemente recebem cuidados especiais das protetoras, recebendo banho, remédios contra carrapato e pulga e vermífugos, além de ração. “Nós não temos como levar todos para casa, então cuidamos deles na rua da melhor forma possível até a adoção. Quanto mais as pessoas souberem que esses bichinhos existem, que estamos cuidando deles e que não são um problema para a sociedade melhor. Eu estou comprando a briga porque o cachorro não está na rua porque ele quer, ele foi abandonado. Nós como cidadãos devemos cuidar desses bichinhos”, ressaltou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito