Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Brinquedos e Brincadeiras" no Museu da Infância da Unesc

Alunos do Colégio Unesc participaram de evento em visita ao museu
Por Redação Criciúma - SC, 05/06/2019 - 08:26
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em meio a pernas de pau, pés de lata e outros brinquedos espalhados pela Praça dos Estudantes, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc participaram, na última semana, do evento "Brinquedos e Brincadeiras", parte da visita ao Museu da Infância, do Setor de Arte e Cultura da Unesc.

Acompanhados da professora Helena Machado Luciano e da coordenadora pedagógica do Colégio, Carina Andrade de Freitas, os alunos foram recebidos com oficinas e brincadeiras, voltadas à ampliação do repertório cultural das crianças, através de ações educativas.

Brincadeira que ensina

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer mais da origem das brincadeiras, além de produzirem suas próprias pernas de pau e pés de lata. "Existem diferentes tipos de pernas de pau. Aquelas em que o apoio está nas mãos que de forma livre permitem deixar o material quando praticamente desejar ou aqueles em que o apoio está somente nas pernas", elencou o produtor cultural do Setor de Arte e Cultura, Maxwell Sander Flor.

Para a visita, o segundo tipo foi o escolhido. "Trabalhamos com o segundo tipo, que ao final da atividade a maioria dos estudantes conseguiram andar e se divertirem com a oficina", comentou Flor. Com a escolha, a interação de todos os estudantes com o brinquedo é maximizada, aumentando a diversão e fixando ainda mais o aprendizado.

Brinquedos, memórias e imaginação

O contato com os brinquedos é o que torna a atividade tão importante para o desenvolvimento e a ampliação do conhecimento dos pequenos visitantes. "Talvez nossas melhoras memórias sejam as da infância. Em especial as memórias que se referem aos brinquedos e brincadeiras que utilizamos e que alimentaram nossa imaginação e possibilitaram estar com os amigos e irmãos", colocou a coordenadora do Museu da Infância, Amalhene Baesso Redig.

Brincar é um direito de toda criança e, para que a imaginação possa fluir e o conhecimento florescer, o Museu da Infância oferece uma visita guiada para escolas interessadas em explorar o "acervo de peças para uso das crianças". Nele, é possível brincar com pernas de pau, cavalinhos, pelúcias, bambolês, bolinhas de gude, entre diversos outros brinquedos. Visitas podem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3431-4517. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito