Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Brasil se despede dos Jogos Paralímpicos de Pequim 2022

País ficou em oitavo lugar na prova de revezamento misto do esqui cross-country
Por Redação Pequim, 13/03/2022 - 13:27 Atualizado em 13/03/2022 - 13:32
Foto: CPB/ Divulgação
Foto: CPB/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O último dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 foi marcado pelo oitavo lugar do Brasil na prova do revezamento misto do esqui cross-country na noite desse sábado, dia 12. A última prova com participação brasileira contou com os quatro esquiadores Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula, que disputaram ainda as competições de sprint, longa e média distância durante o evento na China, desde 4 de março.

Cada participante completou um trajeto de 2,5 km do percurso e a equipe brasileira finalizou a prova em 34min10s, no último lugar entre os oito países finalistas. Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro, a China ficou com a prata, enquanto o Canadá completou o pódio. Esta prova reúne esquiadores sentados, chamados de sitting ski, com lesões nos membros inferiores, e andantes, com comprometimento nos membros superiores e/ou deficiência visual. 

O Brasil era a única equipe com quatro integrantes de sitting ski. No entanto, esta foi a primeira vez, em três participações do país em Jogos de Inverno, que nosso revezamento foi composto por quatro esquiadores.

Em 2018, nos Jogos de PyeongChang, o Brasil foi representado na mesma prova por Cristian e Aline - que intercalaram os trechos, esquiando duas vezes cada - e o país ficou na 13ª entre 13 participantes.

Em Pequim, Robelson Lula foi o primeiro a largar, mas sofreu uma queda e chegou em quinto lugar na primeira parte da prova. Depois, Cristian Ribera fez o trajeto de 2,5km ao quilômetro cinco e entregou para Aline Rocha com a equipe na sétima colocação. A paranaense completou o seu trecho na oitava posição, classificação em que Guilherme Rocha encerrou a prova após também sofrer uma queda.

“Consegui manter o ritmo forte em todo o trajeto, apesar da queda que tive na curva. Consegui me manter em quinto. Mas, no geral, está todo muito de parabéns”, afirmou o paraibano Robelson Lula.

“Hoje a neve estava excelente, para mim, estava ótima. Acabou sendo a minha melhor volta de todas as provas nos Jogos. Foi muito bom poder participar. Foi uma diversão para a gente”, completou Aline Rocha.  

Neste domingo, 13, acontece a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022. A festa será no estádio Ninho do Pássaro, na capital chinesa, a partir das 9h da manhã (horário de Brasília). O snowboarder gaúcho André Barbieri foi escolhido o porta-bandeira do Brasil na solenidade. 

A cerimônia de encerramento de Pequim 2022 terá uma diferença para a de abertura, em 4 de março. Não haverá outros membros da delegação brasileira durante o desfile no centro do estádio, porque os porta-bandeiras de todos os países participantes devem entrar no mesmo momento no centro do estádio. Na abertura, Aline Rocha e Cristian Ribera foram os porta-bandeiras do Brasil.

Esta é a terceira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno -e, desta vez, com delegação recorde. Seis atletas compuseram a missão em Pequim, sendo cinco do esqui cross-country e um no snowboard. 

Desde Sochi 2014 o país se faz presente nos Jogos, quando a estreia brasileira contou com dois representantes no evento. Já na cidade coreana de PyeongChang, quatro anos mais tarde, o país contou com três participantes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito