Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Braço do Norte chega a nove casos confirmados

No mais recente relatório, há um registro de paciente de coronavírus de São Ludgero
Denis Luciano
Por Denis Luciano Braço do Norte, SC, 23/03/2020 - 16:25Atualizado em 23/03/2020 - 16:33
Prefeito Beto Marcelino, de Braço do Norte / Divulgação
Prefeito Beto Marcelino, de Braço do Norte / Divulgação

Primeira cidade do sul de Santa Catarina a ter registro positivo para coronavírus, Braço do Norte segue avançando no número de casos confirmados. Agora são nove, conforme boletim divulgado há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, Braço do Norte e Criciúma são as cidades do sul com mais casos. O relatório da Secretaria de Estado da Saúde será publicado com atualizações às 18h pelo governador Carlos Moisés. Na publicação deste domingo, 22, Braço do Norte e Criciúma contavam com sete casos.

Um dos nove registros de Braço do Norte é de um paciente de São Ludgero. O município conta com 16 casos suspeitos. Um deles deu entrada na tarde desta segunda-feira, 22, no Hospital São Donato, em Içara. "É um paciente de Braço do Norte que sofreu um acidente vascular mas veio para cá, também, com suspeita de coronavírus", informou o diretor administrativo do São Donato, Julio de Luca. No São Donato segue internado na UTI o primeiro paciente com coronavírus. "Ele respira por ventilação mecânica e o estado é estável", acrescentou o diretor.

Em Braço do Norte são, ainda sete casos descartados.

Limpeza nas ruas

Braço do Norte inicia nesta segunda-feira, 23, a limpeza de áreas públicas do município. As equipes, formadas por servidores públicos municipais, farão a desinfecção em frente a supermercados, unidades de saúde, policlínica, hospital, farmácias e praças públicas.

De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, um caminhão-bomba com jato com pressão será adaptado para espalhar o produto. “As equipes estarão com todo a vestimenta necessária para realizar a limpeza e, ao mesmo tempo, estarem protegidos”, comentou. “Vamos fazer de tudo para acabar com o vírus no município. O mal se corta pela raiz”, observou.

A ação, que faz parte do Protocolo Chinês para erradicação do vírus, já foi implementada pelos municípios de Jaraguá do Sul e Rio do Sul, no Norte do Estado, será realizada com recursos próprios do Município, conta com a colaboração de empresários braçonortenses através de doações de equipes e produtos. “Vamos atuar diariamente com nove pessoas por etapa, sempre após às 16 horas, pois as unidades de saúde já terão encerrado suas atividades”, complementou o prefeito.

Apesar da ação de desinfecção e prevenção, a determinação, tanto do Município quanto do Governo do Estado, através dos decretos 014/2020 e 515/2020, é que a população permaneça em suas casas. “É neste momento que mais precisamos da colaboração de todos, estamos no caminho certo para erradicar este vírus e se nos mantivermos em casa, como solicitado, mais rápido conseguiremos voltar para nossas rotinas normais”, ressaltou Beto.

Alô Braço do Norte

Em Braço do Norte a triagem de pacientes que estão com sintomas gripais é realizada por telefone, através do Alô Braço do Norte, nos números 3658-2646, 99937-1450 e 99937-1448, que funciona de segunda a segunda, das 7 às 23 horas. A intenção é que as pessoas, principalmente com os sintomas gripais, evitem se deslocar até as unidades de saúde.