Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Bombeiro alerta para cuidados com aquecedor, lareira e fogão à lenha

Com a chegada do frio, capitão Bianchi dá dicas de como evitar acidentes domésticos
Por Enio Biz Criciúma, SC, 17/05/2022 - 14:43
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A semana no sul de Santa Catarina será de temperaturas baixas. Na ânsia de deixar os ambientes aquecidos, as pessoas utilizam aquecedores, lareiras e fogões a lenha. Em entrevista ao programa Conexão Sul desta terça-feira (17), o Capitão Ricardo Bianchi, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, deu dicas de como manusear os equipamentos e evitar acidentes.

"Aumenta bastante a incidência dessas ocorrências envolvendo esses tipos de aparelhos em função do uso no período de baixas temperaturas. A utilização desses aparelhos não é muito comum e estão expostos a uma fonte de calor e acaba ficando vulnerável e as ocorrências aumentam", informa.

A primeira dica é verificar a rede elétrica da edificação. "Quando os aparelhos são elétricos, a exemplo dos aquecedores, todo equipamento que gera calor, ligado a uma rede elétrica, tem uma potência alta. Por isso, precisa de uma rede elétrica aadequada para que não ocorra uma sobrecarga e ocorrer um curto-circuito. A primeira dica é uma rede elétrica dimensionada se o aparelho for elétrico", pontua Bianchi.

Nem pensar deixa materiais combustíveis próximos a lareiras e fogões à lenha. "Nós sempre orientamos que não mantenha nada perto, nenhum material combustível que venha incendiar, porque há uma fonte de calor e há chances de pegar fogo. Isso vale também para aquecedor a gás e churrasqueira", pondera ele.

Outro alerta feito pelo capitão, Carlos Bianchi, é deixar lareira e velas acesas e ir dormir. "Quando você vai dormir não pode deixar velas ou lareiras acesas, ou seja, qualquer fonte de chama. Há um risco tremendo para a edificação e, se ninguém tiver olhando, pode incediar o local", frisa.

Por fim, jamais utilize formas caseiras de se aquecer, isso pode causar um grave acidente, inclusive levar à morte.

"Temos que ter um grande cuidado com o manuseio do fogo, principalmente porque vivemos em um mundo em que há materiais que queimam com facilidade. Uma árvore de Natal, por exemplo, queima com uma facilidade incrível por causa do material plástico sintético. Todas essas situações que se faziam antigamente não se recomenda de forma alguma, pois o fogo deve ser manuseado de forma responsável e controlada", finaliza o capitão Bianchi.

Em caso de emergência, ligue 193.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito