Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Barragem do Rio São Bento registra baixo nível d’água

Chefe da Casan sugere que população faça uso consciente da água
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Siderópolis , 14/10/2019 - 11:24Atualizado em 14/10/2019 - 11:38
foto: Anderson Silva Machado - @yourfacemkt
foto: Anderson Silva Machado - @yourfacemkt

Devido aos últimos dias de seca na região Sul Catarinense, a barragem do Rio São Bento se encontra em um nível d’água preocupante. Segundo o chefe da Companhia Catarinense de Águas e Tratamento (Casan), Jaison Speck, foram registrados 18 milímetros de chuva de ontem (13) para hoje (14), deixando em 5,85m a cota de vertimento da barragem - próxima de 7,12, o nível histórico mais baixo já registrado no Rio São Bento.

Jaison explica ainda que a chuva de ontem não aumentou em nada o nível do Rio, sendo o suficiente para apenas manter a altura em que já se encontrava. “Se essa semana não chover consideravelmente pode acabar acarretando em uma dificuldade a mais no tratamento de água, o que causa uma menor distribuição de água para a população”, comenta.

A previsão de melhora para o nível da barragem fica para o final de semana, caso continue chovendo em maior intensidade. Enquanto isso, Jaison sugere que a população tome cuidado com os gastos e que faça uso consciente da água. 

“Nestes casos é bom realizar o uso consciente da água, evitando desperdícios do banho e também na hora de lavar a roupa. Se for lavar o carro cuidar para fechar a água quando não estiver usando para que a gente possa garantir o abastecimento”, afirma o chefe da Casan.