Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Balneário Rincão vai ganhar unidade do Procon

Em até 60 dias, prefeito deve apresentar projeto para criação do órgão. Acordo foi encaminhado no Ministério Público Estadual
Por Redação Balneário Rincão, SC, 29/03/2022 - 09:47 Atualizado em 29/03/2022 - 10:05
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em breve, os cidadãos de Balneário Rincão contarão com órgão próprio de defesa dos direitos do consumidor. O Poder Executivo do Município firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e se comprometeu a implantar, nos prazos fixados no acordo, o Procon Municipal.   

A iniciativa de propor o acordo foi da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Içara - à qual pertence Balneário Rincão. A proposta integra o Programa Fortalece Procon, prioridade na área do consumidor no Planejamento Estratégico do MPSC, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC (CCO).  

O Promotor de Justiça Marcus Vinicius de Faria Ribeiro propôs o acordo após verificar, em inquérito civil, que a inexistência de Procon em Balneário Rincão acarretava prejuízo na proteção e defesa dos direitos individuais dos consumidores.  

Destacou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) institui que é direito básico do consumidor, dentre outros, "o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica dos necessitados". O CDC estabelece, ainda, na estrutura de atuação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, órgãos municipais criados especificamente para esse fim, os Procons Municipais.  

Com o acordo, o Prefeito de Balneário Rincão terá 60 dias para encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto de lei para criação do órgão municipal defesa dos direitos do consumidor, que deverá ser efetivamente implantado, com estrutura mínima adequada para iniciar o atendimento aos consumidores, em até 120 dias após a aprovação da lei. caso o acordo não seja cumprido, foi estabelecida multa mensal de cinco salários mínimos 

"A municipalização da defesa do consumidor é de extrema importância, não só para a difusão da proteção do consumidor, mas, também, para estabelecer um intercâmbio de informações entre órgãos oficiais, bem como para aprimorar os serviços de orientação e atendimento prestados pelo Procon ao cidadão, constituindo-se, assim, em um importante veículo de valorização e respeito à cidadania", considera o Promotor de Justiça.  

Fortalece Procon  

O projeto Criação e Fortalecimento dos Procons Municipais (Fortalece Procon) foi eleito como prioritário, na área do consumidor, para a atuação do MPSC no biênio 2020-2021 - e reeleito para o biênio seguinte -, dentro do seu Plano de Geral de Atuação.    

O objetivo do programa, num primeiro momento, é sensibilizar os gestores municipais quanto à importância de que seja oferecida uma estrutura mínima de atendimento ao consumidor nos municípios, inclusive de modo a concretizar o direito fundamental de defesa do consumidor previsto pela Constituição Federal (art. 5º, XXXII)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito