A cidade de Balneário Gaivota, no Extremo Sul Catarinense, decretou, nessa quarta-feira (21), situação de emergência por conta dos casos de dengue registrados no município. Ao todo, até o dia 16 de maio, 73 casos da doença foram notificados, mas 35 foram descartados, e oito aguardavam resultado. Dentre os casos, um óbito por dengue foi confirmado.
O decreto foi oficializado após uma reunião convocada pelo prefeito Everaldo dos Santos, o Kekinha, na manhã dessa quarta, com o objetivo de definir uma série de medidas contra a epidemia de dengue, que atingiu todos os bairros do município.
Ações
O prefeito Kekinha, esteve na linha de frente do mutirão de limpeza, que iniciou na tarde desta quinta-feira (22), nas dunas da praia central. A tarefa, que segue nesta sexta (23), irá atender todas as ruas da cidade, a partir de segunda-feira (26).
“A gente lamenta que algumas pessoas deixam copos e garrafas vazias sobre as dunas e passarelas que vão servir de abrigo ao mosquito. Vamos vencer essa luta, assim como já fizemos nas tempestades que a Gaivota sofreu em 2023 e 2024, esperamos a colaboração de todos para essa batalha”, destacou Kekinha.
O Prefeito de Balneário Gaivota também anunciou que serão promovidos programas educativos com os alunos nas escolas da rede de ensino, para que levem a mensagem aos familiares e que se engajem no mutirão.