Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Baixam as captações no Banco de Leite em Criciúma 

Nos últimos dois meses, o número de lactantes doadoras diminuiu cerca de 21%
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 18/07/2022 - 16:28
FOTO: Wendy Wei / Pexels
FOTO: Wendy Wei / Pexels

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Inaugurado em 2019, o Banco de Leite Humano (BLH) Dr. Dino Gorini está situado no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC) e tem como objetivo coletar o líquido de lactantes para a doação. As captações estão baixas, já que o número de doadoras diminuiu de 47 para 37 nos últimos dois meses.  

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite, Hariele Teixeira Barcelos, o aleitamento materno é importante para o bebê, já que possui nutrientes e vitaminas e, além disso, protege contra infecções, diarreia, alergias e diminui o tempo de internações. O leite coletado na unidade é doado aos nenéns do HMISC, tanto os da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quanto da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). 

“Estamos com mais doadoras que o ano passado, mas a variabilidade de produção está menor. Isso é um fator normal do corpo da mulher, algumas produzem mais, outras menos”, comenta a coordenadora. 

Saiba quais mulheres podem doar 

Quem pode doar ao Banco de Leite são as mulheres que estão na fase de amamentação e que tenham boa produção, além disso, as lactantes precisam estar saudáveis. Elas também não podem usar drogas ou álcool, tampouco medicações que interfira no alactamento. 

Para quem quiser doar, é necessário entrar em contato com o Banco de Leite, através do telefone celular (48) 99129-7074 ou pelo telefone do hospital (48) 3512-2137.  

“A partir disto, é marcado um horário no hospital ou vamos até o domicílio. Realizamos um pré-cadastro, com informações da lactante. Após isso, coletamos dados para ser feita uma análise para saber se ela está apta a doar”, esclarece Hariele. “Quando recebemos o diagnóstico, o médico responsável pelo Banco de Leite avalia para saber se está apta ou não para fazer a doação”, explica.  

Caso a mulher esteja apta, a instituição entra em contato com a doadora para iniciar o processo de doação. Mas, se ela estiver inapta, será avisada. A equipe, nesse caso, deve passar um cronograma para realização exames periódicos à lactante.   

Quanto de leite deve ser doado?  

O volume depende de quantos mililitros as lactantes conseguem coletar em casa. O Banco de Leite recebe doações de mínimo 100ml. 

“Tem mães que conseguem doar frasco cheio de 500ml, outras 300ml. Um litro de leite, conseguimos utilizar, as vezes, para dez crianças no dia. Depende muito de prescrição médica para os bebês”, ressalta a enfermeira.  

Agosto Dourado 

A campanha Agosto Dourada foi criada em conjunto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a infância (UNISEF), em 1991. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a todos sobre a importância da amamentação para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil. 

O hospital deve realizar uma ação para o incentivo de doação de leite. Ainda não há data confirmada.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito