Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Baixa procura: Criciúma terá novo Dia D de vacinação contra a Pólio

Faltando dez dias para o fim da campanha, 60% da meta ainda não foi atingida
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 20/10/2020 - 16:10 Atualizado em 20/10/2020 - 16:13
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nessa segunda-feira, 19, o Portal 4oito trouxe a preocupação da área da Saúde de Criciúma com a baixa procura na campanha de vacinação contra a Poliomielite. Segundo Kelly Barp Zanette, do setor de Imunização da prefeitura nunca se viu um resultado tão a baixo do esperado. "Eu trabalho há 16 anos na área e 2020 vem sendo o pior ano nas imunizações."

Em entrevista ao 4oito Kelly alegou que estava conversando com a administração municipal para medidas de emergência. Uma delas veio nessa terça-feira, 20, o novo Dia D de vacinação contra a paralisia infantil. 

Com isso a Secretaria de Saúde fará no próximo sábado, 24, uma nova força tarefa na vacinação contra paralisia infantil em crianças menores de 5 anos.

Todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. 

Até o momento Criciúma já vacinou cerca de 4 mil crianças, o que equivale a aproximadamente 40% do total a ser imunizado. A Campanha de Vacinação contra Poliomielite segue até o final desse mês. 

"Está na constituição que a criança tem esse direito e os pais têm esse dever. A Criança não vai sozinha vacinar. É dever dos pais levar. Não podemos brincar com a paralisia infantil. A doença é muito séria. Hoje todos tem celular e é só pesquisar os efeitos da poliomielite", alerta Kelly.

Poliomielite no Brasil e em Santa Catarina
O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989. No entanto, os esforços ainda precisam ser mantidos, com a imunização de todas as crianças, para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. 

Poliomielite
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O deficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito