Maior premiação do terceiro setor brasileiro, o Prêmio Melhores ONGs anunciou em cerimônia oficial na noite desta sexta-feira (12), em São Paulo, os destaques nas categorias ONGs por estado, causa, as melhores de pequeno porte e a Melhor ONG do ano. O Bairro da Juventude foi o grande destaque do evento, levando, além do prêmio principal de Melhor ONG, os títulos de Melhor ONG de Santa Catarina e de Melhor ONG na categoria Assistência Social.
O Prêmio destaca instituições que se sobressaem pela governança, comunicação e transparência. A premiação reflete o compromisso do setor com qualidade, ética e impacto social. Esta é a nona edição do Prêmio, realizado pela Certificadora Social e Ambev Voa, com patrocínio de Mercado Pago, Doare e Prosas.
LEIA MAIS
Reconhecimento impulsa a continuar com o trabalho
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Manfredo Gouvêa Junior, o reconhecimento reafirma que a gestão, transparência e compromisso com a transformação social da entidade são consistentes e valorizados nacionalmente. “Mais do que um prêmio, esse reconhecimento funciona como um impulso para continuarmos investindo na educação integral, no atendimento social e em ações inovadoras para crianças, adolescentes e jovens. Ele também fortalece a confiança de parceiros, doadores e famílias, mostrando que todo esforço, cada real investido, gera impacto real e duradouro”, destacou o presidente.
A diretora-executiva do Bairro da Juventude, Silvia Zanette, também celebrou a conquista. “Este prêmio simboliza o trabalho incansável de uma equipe comprometida e de uma comunidade que acredita na transformação por meio da educação. É o reconhecimento de uma história construída com seriedade, transparência e, principalmente, com amor ao próximo. Estar entre as melhores do Brasil e conquistar o primeiro lugar é a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
O Bairro da Juventude já havia ficado entre as 100 Melhores ONGs do Brasil em anos anteriores: 2017, 2020, 2023 e 2024. “Para o diretor de projetos, Anézio Luiz de Souza, o prêmio reforça o impacto das iniciativas desenvolvidas pela instituição. “Cada projeto que colocamos em prática nasce do propósito de oferecer oportunidades reais para crianças e jovens. Esse reconhecimento nacional mostra que nossas metodologias, estratégias e parcerias estão gerando resultados sólidos. É uma conquista coletiva que fortalece nossa responsabilidade e nos motiva a inovar ainda mais”, destacou.
Todas as instituições premiadas são selecionadas a partir de um processo detalhado, que inclui perguntas sobre pilares de atuação e gestão. Os dados enviados são avaliados por uma banca de jurados composta por professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais, com apoio da Fundação Getulio Vargas na análise documental.
Sobre o Prêmio Melhores ONGs
Organizado pela Certificadora Social desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não governamentais no Brasil e funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas e contribui para a melhoria na gestão de todas as participantes, que recebem devolutivas detalhadas da avaliação.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!