Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aviso meteorológico: Sul de SC terá grande volume de chuva na próxima semana

Volume é mais intenso entre a noite de terça (11) e quinta-feira (13)
Por Redação Criciúma, SC, 09/07/2023 - 14:15 Atualizado em 09/07/2023 - 14:19
Imagem: Divulgação/Defesa Civil
Imagem: Divulgação/Defesa Civil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entre a noite de terça (11) e quinta-feira (13), Santa Catarina terá chuva intensa, persistente e volumosa, e isso se deve a uma área de baixa pressão atmosférica que posteriormente dá origem a um ciclone extratropical no mar e favorece a intensificação das chuvas.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um Aviso Meteorológico para essa condição meteorológica. O objetivo do Aviso é preparar os municípios e a população de cada região sobre o que está previsto no modelo meteorológico para que, caso necessário, consigam tomar medidas preventivas.

As chuvas se mantém persistentes ao longo da quarta-feira (12), variando com moderada a forte intensidade e com acumulados entre 50 e 70 mm entre a Grande Florianópolis, Planalto Sul Litoral Sul, mas durante a noite as instabilidades ganham força no Oeste catarinense e avançam para o restante do estado no decorrer da madrugada, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No Grande Oeste podem ocorrer chuvas intensas e os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm. 

Até o momento, os pontos de maior atenção é no Litoral Sul e no Planalto Sul, para quinta-feira são esperados volumes de chuva mais expressivos, entre 100 e 150 mm, acumulados que podem ser ultrapassados no extremo sul do Litoral Sul até a manhã da quinta-feira (13). 

Riscos Associados

  • Faixa amarela: risco moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas, vendavais e granizo.
  • Faixa verde: risco baixo para ocorrências.

Fique atento aos riscos

-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;

-Se afaste de postes e árvores;

-Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;

-Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.

Avisos e Alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito